Dicas de Viagem

Guia de Mochileiro: como ser bom nesse tipo de viagem


Eu sei que viajar é o sonho de muitas pessoas. Porém, sei também que muitos acabam deixando esse sonho de lado por conta dos custos que isso envolve. Se esse é o seu caso, um mochilão pode ser uma excelente alternativa. Ser um mochileiro é viajar com liberdade, de forma independente e com uma mochila nas costas? Sim, mas também vai muito além. E por isso trago um guia de mochileiro pra vocês!

Hoje, ser um mochileiro não está restrito apenas àqueles que andam somente com uma mochila e caem no mundão com pouquíssimo dinheiro. Você também pode sair com uma mala de rodinhas ou ficar em um hotel ou pousada ao invés de hostels, também pode viajar por agências… A verdade é que cada mochileiro tem sua própria definição do que é ser um mochileiro. 

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

E para todos esses, um guia de mochileiro é fundamental para tornar as suas experiências ainda melhores e a sua viagem o mais tranquila possível.

Dicas básicas do Guia de Mochileiro

Se você é ou pretende ser um mochileiro e conhecer o Brasil (ou o resto do mundo) afora, seguindo esse estilo de viagem, não pode esquecer de algumas dicas básicas:

Planejamento é fundamental

Para que seu mochilão aconteça sem surpresas, tanto no roteiro quanto financeiramente, o planejamento é fundamental.

É preciso colocar no papel todos os lugares que deseja visitar, o que fazer, onde ficará hospedado, etc. Coloque também quais são suas prioridades e o que não pode deixar de fazer de jeito nenhum. Depois veja o restante das atividades.

Para te ajudar com isso, existem diversos aplicativos e blogs on-line com informações. Ou você pode simplesmente usar o bom e velho Google com a ajuda do papel e caneta.

De olho no orçamento

Todo guia de mochileiro fala sobre o orçamento. Não é só porque o mochilão é um estilo de viagem mais “barato” que você pode escorregar nas finanças!

O seu orçamento é o que vai determinar o lugar em que você vai se hospedar, quais passeios irá fazer, como irá se locomover, etc. Por isso, é fundamental ter tudo planejado. Considere as possíveis emergências e cuidado para não ter um orçamento muito restrito e acabar passando grandes perrengues (porque algum perrengue sempre vai ter!) durante sua viagem!

Em relação a dinheiro, também, não se pode esquecer de guardá-lo em diferentes locais seguros, como em compartimentos secretos na sua mochila ou em uma doleira, por exemplo. Tenha também sempre um cartão de emergência, afinal nunca se sabe.

Sem exageros

Lembre-se sempre que o mochilão é um estilo de viagem que preza a qualidade e o baixo custo, então não adianta querer fazer de tudo. É fundamental ter moderação!

O mais importante é aproveitar com qualidade!

Nesse aspecto, o planejamento também é fundamental. Afinal, saber com antecedência o que vai fazer você evita o “desespero” e a “correria” para viver todas as experiências possíveis. No entanto, lembre-se também que não adianta querer encher o seu roteiro, ou não vai aproveitar praticamente nada.

Mochila na viagem

A alma do mochilão é a mochila. Por isso, alguns cuidados básicos são essenciais: é preciso ter uma mochila de qualidade, que fique confortável nas costas, e também é preciso fazê-la com consciência.

Evite levar coisas muito pesadas e desnecessárias. Leve apenas o suficiente de roupas e dê preferência para aquelas peças mais leves (se assim o clima, permitir, obviamente), que combinem entre si e que podem ser lavadas facilmente durante o mochilão. Evite também levar muitos livros e eletrônicos. Não deixe de ler também o post: MOCHILÃO PARA VIAGEM: O QUE PRECISA SABER E COMO ESCOLHER UM

Cuide da sua saúde!

Não é só porque está de férias ou passeando que pode escorregar e comer qualquer besteira! Alimentar-se de forma saudável é fundamental para ter energia para aproveitar a viagem e também para não correr o risco de ficar doente.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Melhor prevenir que remediar

Nunca se sabe o que pode acontecer durante o tempo em que estiver viajando. Para evitar sustos ou problemas, um seguro de viagem é algo que acaba sendo fundamental. Um bom seguro cobre acidentes, consultas médicas de emergência, voos cancelados, malas extraviadas… E mais uma série de outras coisas. Eu sempre sugiro a Seguros Promo que é um grande buscador e ainda concede diversos descontos para qualquer plano.

Hospedagem

Muitos associam o mochilão com hospedagem em hostels, que geralmente consistem em quartos compartilhados com outros viajantes. Apesar disso, também existem uma série de outras opções, como por exemplo: campings, pousadas, couchsurfing, Airbnb. No site do Booking.com, você consegue encontrar diveras opões de todos os tipo e por ótimos preços. Sugiro também a leitura do seguinte post, caso tenha alguma dúvida:  BOOKING É SEGURO? EXPLORE ESSA PLATAFORMA DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL!

Organizando o primeiro mochilão

Se você é um mochileiro de primeira viagem, não se preocupe. Pode até parecer um pouco assustador no começo, mas, com um planejamento, adequado sua viagem tem tudo para ser inesquecível!

Comece definindo seu destino e a data da viagem, até porque um costuma depender do outro. Geralmente são as datas em que se está de férias ou quando o destino está com ofertas melhores, por exemplo.

Depois, procure e compre as passagens e providencie todos os documentos necessários, inclusive vacinas e seguros. Durante esse tempo, fique sempre de olho nas taxas de câmbio para saber a melhor hora para trocar o seu dinheiro, caso o seu destino seja internacional.

Não deixe de fazer o seu Seguro Viagem antes, se acontecer algum imprevisto na sua viagem, o gasto pode ser exorbitante!

Por fim, monte seu roteiro, reserve passeios, veja como irá se locomover e onde se hospedar. Feito isso, é hora de arrumar as malas e aguardar o seu primeiro mochilão chegar!

Como economizar nas viagens

O mochilão em si já tende a ser uma viagem mais econômica, mas economizar é sempre uma boa ideia, até mesmo para poder viajar e aproveitar mais.

A primeira e mais conhecida forma de economizar nas suas viagens é se planejar e, dentro disso, pesquisar sobre o destino. As melhores opções de hospedagens, passagens com antecedência e outros aspectos podem fazer a sua viagem sair bem mais barata do que você imagina.

Com planejamento adequado, você também poderá ver se a melhor escolha será comprar um pacote de viagem com outros mochileiros ou viajar sozinho. Lembre-se que a companhia pode ser uma boa opção para dividir os custos, além de ter com quem compartilhar as descobertas da viagem.

Em relação ao deslocamento, a opção mais econômica pode depender do lugar em questão. No entanto, ônibus, trem e promoções de avião são sempre uma boa pedida. Fique de olho em promoções, companhias low cost e ofertas de caronas. Siga páginas de descontos e cadastre-se para receber avisos quando os preços baixarem.

Você pode ler também o seguinte post: DICAS INFALÍVEIS PARA COMPRAR PASSAGENS AÉREAS MAIS BARATAS

Uma outra dica de como economizar nas viagens, que não pode faltar em nenhum guia de mochileiro, é viajar durante a noite, principalmente em longas distâncias. Dessa forma, você descansa enquanto viaja e economiza com a hospedagem daquela noite.

Mas lembre-se: é fundamental viajar com qualidade! Nenhuma economia deve justificar você se sujeitar a situações desconfortáveis ou prejudicar sua saúde física e mental. 

Para te ajudar a economizar ainda mais, use os links aqui do Leve na Viagem como os do Booking.com, Seguro Viagem, Chip com Internet no Exterior e Aluguel pelo Airbnb, você não paga a mais por isso e ainda contribui com o blog!


 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás