Dicas de Viagem

Como tirar boas fotos com o celular: guia completo com 15 dicas!


Esteja você planejando uma pausa de fim de semana na praia, uma aventura ao redor do mundo, ou simplesmente quer melhorar suas fotos, vem comigo que vou te dar dicas de como tirar boas fotos com o celular! 

Se engana quem pensa que para conseguir fotos incríveis é preciso carregar consigo uma câmera pesada, tripé e lentes o dia todo. Na verdade, o seu próprio smartphone já é uma ótima ferramenta para tirar fotos lindas de forma rápida e discreta sem carregar quilos de equipamentos de fotografia. Aliás, é possível tirar ótimas fotos inclusive, viajando sozinha

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Então, se você ama viajar e é também apaixonado por fotografia, neste artigo selecionamos 15 dicas de como tirar boas fotos com o celular. Com essas dicas você pode capturar memórias, cores e instantes inesquecíveis tanto em viagens nacionais como viagens internacionais

15 dicas de como tirar boas fotos com o celular

1. Limpe a lente

Isso mesmo, você deve começar pelo básico. Parece bobo, mas é incrível como as pessoas esquecem de limpar as lentes do celular antes de fazer uma foto. Então lembre-se que você carrega seu smartphone na bolsa ou bolso, e assim ele entra em contato com poeira e outras sujeiras que podem deixar sua foto embaçada. 

E como uma foto é um momento fugaz no tempo que muitas vezes não pode ser reproduzido ou recriado, crie o hábito de andar com um pequeno lenço para limpar a lente de sua câmera e faça isso várias vezes ao dia antes de qualquer foto. 

 

2. Ative as linhas de grade

Uma das maneiras mais rápidas e práticas de deixar suas fotos alinhadas é ativando as linhas de grade. Usando este recurso você pode incorporar uma das regras fundamentais da fotografia: a regra dos terços. Para saber como tirar boas fotos com o celular, saber disso é essencial.

A ideia aqui é que você divida cada imagem em terços, tanto horizontal quanto verticalmente (você terá uma visão disso assim que ligar as linhas de grade em seu celular). Qual o objetivo? Manter o principal elemento da foto no centro dos cruzamentos ou ao longo das linhas.

Se você pesquisar “regra dos terços” no Google poderá encontrar vários exemplos mostrando fotos de comparação onde a regra foi aplicada e onde não foi. Isso lhe dará uma ideia clara de por que é importante.

 

3. Toque na tela para focar

Quando você está capturando fotos de um monumento ou paisagem, pode haver objetos próximos e distantes ou uma cor que domina uma cena (pôr do sol) que o celular tem problemas para capturar.

Apesar disso, você pode ajustar isso tocando na tela. Assim, seu smartphone sai do modo automático e dá a você algum controle criativo sobre o que escurecer e o que ressaltar.

 

4.  Capture a foto usando o botão de volume

Você já deve saber que o botão de alterar o volume do celular serve para tirar fotos. No entanto, sabia que os fones de ouvido também podem tirar fotos? Sim! Se o seu fone possui os botões de volume, teste-os. 

Isso permitirá que você tire algumas fotos discretamente na rua, sendo muito útil para capturar fotos de viagens destacando os hábitos da cultura local sem chamar atenção.

 

5. Segure o botão do obturador para capturar uma explosão de imagens

Talvez você já tenha descoberto essa opção por acidente. Bom, capturar uma série de fotos não é apenas benéfico para capturar uma foto de ação. Você também pode usar esse recurso para garantir que todos na imagem estejam de olhos abertos, além de te dar liberdade para fazer várias poses.

 

6. Saiba qual a melhor hora para tirar boas fotos com o celular

Planejar tirar fotos em uma viagem pode ser um desafio, especialmente se você deseja obter a melhor luz. Durante o dia, a luz natural ajuda muito a deixar suas fotografias mais brilhantes, nítidas e limpas. No entanto, a melhor hora mesmo para tirar boas fotos com o celular é 30 minutos antes e depois do nascer ou pôr do sol. 

Para saber os horários exatos, você pode baixar o aplicativo Alpenglow para iPhone e o Photo Time para Android. Se você estiver viajando, esses aplicativos são ótimos para descobrir o melhor momento para tirar uma foto da paisagem do pôr do sol.

 

7. Use o flash com moderação ou não use

Tente usar a luz ambiente tanto quanto possível. Como o flash vem de uma fonte muito pequena no telefone, ele pode fazer a sua pele ficar com cores e texturas estranhas.

Uma alternativa realmente simples e muito eficaz se você precisa de mais luz, é usar a lanterna de um segundo telefone. Se você estiver viajando sozinho, você pode comprar uma pequena luz LED e levá-la consigo.

 

8. Não use o zoom

É tentador aumentar o zoom, mas não faça isso. Aumentar o zoom reduz a qualidade da imagem e cria uma aparência pixelada.

Por isso, é melhor se aproximar um pouco mais do objeto que você quer fotografar ou mesmo tirar a foto mais distante e depois recortá-la.

 

9. Controle manual total de sua câmera

Você sabia que a câmera do seu smartphone funciona através de um aplicativo? Pois é! E o melhor, se você quer ser um pouco mais criativo nas suas fotos, é possível instalar um outro aplicativo de substituição de câmera, como por exemplo o Câmera + (iOS) e o FV-5 (Android)

Com esses aplicativos você pode ajustar o ISO, obturador, balanço de branco, foco, opções de arquivo de imagem, longa exposição, etc. Mas você também pode manter a simplicidade e tirar boas fotos com o celular no aplicativo de câmera padrão, que ainda é incrível.

 

10. Seja seletivo

Não caia na armadilha de tirar uma grande quantidade de fotos para registrar sua viagem. Seja seletivo, pense em cada foto que você está capturando, a história, a composição e a edição.

Leia blogs e siga contas no Instagram de blogueiros de viagens que você admira para ter algumas ideias sobre como eles conseguem tirar ótimas fotos mesmo quando viajam sozinhos. Você pode até tentar recriar suas fotos deslumbrantes se desejar, mas lembre-se de dar um toque de sua própria personalidade.

 

11. Estabilize o smartphone

Algo muito comum e que prejudica a qualidade das fotos tiradas com o celular é a falta de estabilidade, resultando em imagens tremidas. Para resolver isso, segurar o telefone com as duas mãos e os cotovelos dobrados ao lado do corpo pode realmente ajudar. 

Você também pode usar o temporizador ou fones de ouvido para evitar que as fotos no smartphone fiquem tremidas.

 

12. Ligue o HDR Automático

Sabia que utilizar o modo HDR no seu celular pode te ajudar a tirar fotos incríveis e cheias de cores? Isso acontece porque, no modo automático, a câmera detecta de forma inteligente que há uma grande variedade de seções claras e escuras na imagem. 

Em seguida, ela irá capturar várias imagens para registrar os detalhes nas nuvens brilhantes e nas sombras para logo depois mesclar automaticamente o melhor de cada em uma imagem. O HDR automático é perfeito para fotos de viagens ao ar livre e até mesmo fotos de interiores com janelas claras.

 

13. Alinhe o horizonte

Uma das coisas mais agravantes em uma bela imagem é um horizonte torto. Um mar derramando de um dos lados, você já viu? Portanto, antes do clique, pare um momento e endireite todas as linhas do horizonte no quadro. 

Isso pode ser feito selecionando a função de grade em seu telefone, que falamos anteriormente, e certificando-se de que as linhas horizontais estão alinhadas com as linhas de grade.

 

14. Use bastões de selfie

Muita gente tem um certo preconceito, mas saiba que os bastões de selfie ajudam e muito a fazer fotos maravilhosas. E não se preocupe em parecer um turista, porque você será um! 

Além disso, não é todo dia que você visita e explora um lugar que só vê em blogs de viagens, então tire o máximo de selfies que puder, sem vergonha! Os bastões para selfies (e outras poses) também fornecem o benefício adicional de estabilizar sua câmera, tornando-a excelente para capturar fotos noturnas, por exemplo.

 

15. Use o temporizador

O temporizador é o melhor amigo de quem viaja sozinho. É a forma perfeita de tirar auto retratos descolados ​​que parecem ter sido feitos por outra pessoa. Como fazer? Basta encontrar um bom local e seguro (falando nisso, não esqueça o seu seguro viagem, ein?!) para posicionar seu celular e ajustar o cronômetro para 10 segundos. 

Se você não quiser se apressar enquanto luta para conseguir a pose perfeita nesse curto espaço de tempo, você também pode investir em um controle remoto sem fio para registrar o momento quando você estiver pronto. Dessa forma, você pode se posicionar e posar com seu melhor ângulo. Tire quantas fotos quiser até obter a foto perfeita!

E aí, anotou as dicas de como tirar boas fotos com o celular?

Por fim, duas dicas de amiga. Tente ver arte no que está registrando. A paisagem, as cores, os tons, o seus sentimentos. Tente sentir e não racionalizar sempre, tente criar e não imitar. A beleza de uma foto está muito além de técnicas, está também no olhar.  E talvez o mais importante, não resuma toda a sua experiência de viagem em tirar as fotos perfeitas, porque, no fim das contas, você está lá para se divertir e se aproveitar seu destino. Então, a nossa última dica para tirar boas fotos com o celular é: esteja confiante e sinta o momento!

 


 

Luisa Galiza

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás