Dicas de Alimentação

Gengibre e seus benefícios. Como ele pode ser um grande parceiro de viagem?


Produtos naturais que trazem diversos benefícios é simplesmente um presente da natureza. Aqui no Blog já citei a canela,  o cacau, o limão e a pimenta por exemplo. Hoje é a vez do meu grande e amado amigo: gengibre.

Conhecido na Europa já há milhares de anos, ele foi difundido e transportado através das Cruzadas e das invasões europeias. Hoje é amplamente conhecido no Brasil, tanto pelo uso culinário quanto medicinal.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Eu particularmente adoro gengibre na comida, porque pode ser usado tanto em pratos salgados quanto doces, além de ter um sabor levemente apimentado. Mas quando li mais a respeito do gengibre e seus benefícios e que comecei a inseri-lo na minha dieta, percebi o poder dele e me apaixonei. Hoje faz parte da minha rotina e quando viajo e o encontro com facilidade, não penso duas vezes, levo comigo!

 

Gengibre e seus benefícios

  • Vamos começar pelo mais conhecido: gripe, resfriado e dor de garganta. O gengibre é um dos anti-inflamatórios naturais mais poderosos que existem. Contribui significativamente para melhora dos sintomas da gripe e de outras doenças de cunho inflamatório;
  • Ele ainda atua na imunidade e ajuda a evitar doenças cardiovasculares e diabetes;
  • Por ter características anti-inflamatórias, ajuda a combater a celulite (!!). Para quem não sabe, a celulite é uma pequena inflamação causada pelo excesso de gordura local;
  • Outro benefício do gengibre é a queima de toxinas, pois estimula o fígado a trabalhar e eliminar substâncias acumuladas no corpo;
  • Tem ação antifúngica;
  • Tem efeito hipoglicemiantes, ou seja, ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue (!!);
  • O efeito queridinho de muitas mulheres é a ação termogênica. Como ele contribui na eliminação de toxinas, o organismo trabalha melhor, acelerando o metabolismo e com isso, aumentando a queima de calorias. Quem já experimentou tomar gengibre ao longo do dia, deve ter percebido a sensação de calor repentina. Isso é um sinal que o organismo está estimulado e a pleno vapor. Agora, é sempre bom lembrar que o gengibre mesmo com seus benefícios não deve ser tratado como um fator isolado para emagrecer, ele é apenas um coadjuvante.

Se você associar atividade física à refeições saudáveis, o famoso gengibre e seus benefícios serão ampliados e naturalmente perceberá uma resposta mais rápida do seu organismo.

 

Como Consumir

Vou sugerir a maneira mais fácil e prática: encha uma garrafa de água e adicione cerca de 5 rodelas da raiz ou 2 colheres rasas de sobremesa do gengibre em pó. Fique atento na hora de comprar o pó pois muitos deles vendidos em mercado contém conservantes.

O ideal é beber essa água ao longo do dia. Acabou a água, encha novamente. Se puder trocar as rodelas para potencializar os efeitos, ótimo, caso contrário, fique tranquilo você estará tomando pra saúde.

Além de todos os efeitos citados acima, auxiliará na hidratação do corpo que também ajuda no emagrecimento. O consumo frequente de água com gengibre, aliada a uma alimentação equilibrada, pode contribuir favoravelmente para o reforço imunológico e a saúde de todo organismo.

Agora veja como é fácil inserir isso ao longo da sua viagem!!
Se você estiver no Brasil, é só comprar em um mercado e adicionar na sua água. Se estiver fora e tiver sorte de encontrar para comprar, faça o mesmo! Você estará se ajudando de várias formas. Mantendo sua imunidade alta, se hidratando, ajudando a combater qualquer inflamação que esteja para iniciar e ainda acelerando o metabolismo para queimar aquelas calorias inerentes de qualquer viagem.

Tão simples e tão fácil que não tem desculpa para não aderir à hábitos saudáveis! 🙂

 

Contraindicações

Não devem consumir: grávidas e pessoas que tem hipertireoidismo.

 

Todas essas informações são colhidas com ajuda da minha nutricionista, matérias relativas ao assunto e pela minha própria experiência.  😉

Se você ainda não tem esse hábito, porque não começa hoje mesmo?

 


*Confira outras dicas de Alimentação Saudável*


*Fique por dentro!*

Siga nosso Facebook e Instagram!

Luisa Galiza

Veja os comentários

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás