Chile

Fazendo a mala para o Atacama? Veja o que você precisa levar para sua viagem!


Viajar para o Atacama é, de fato, um sonho. Se você está aí, com hotel reservado, seguro viagem feito, mas ainda falta a mala…

Arrumar nossas roupas para viajar nem sempre é uma tarefa fácil. Mas quando você está fazendo a mala para o Deserto do Atacama, aí que a tarefa complica meeeesmo.
O grande problema de lá é que você irá passar calor e muito frio no mesmo lugar. Enquanto de dia a temperatura pode ultrapassar os 30 graus Celsius, a noite pode ficar abaixo dos 20.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Como lidar com isso? Bom, a única alternativa é realmente levar de tudo um pouco e pensar em alguns detalhes quando estiver fazendo a mala de viagem.

Que passeios irá fazer?

Quantos dias de viagem?

Vai para outros lugares no Chile?

Respondidas essas perguntas, você já saberá mais ou menos o quanto de roupa levar.

Sabendo disso, veja então o que você precisará levar na sua mala.

Por onde começar:

Em primeiro lugar, seguro viagem. Sempre recomendo o uso deste em viagens internacionais, independentemente do destino desejado. É sempre bom estar respaldado em caso de imprevistos. A seguradora Seguros Promo tem ótimas cotações, e você consegue 5% de desconto usando o cupom LEVENAVIAGEM5.E precisando de internet ilimitada em sua viagem internacional, recomendo o chip da O Meu Chip, de cobertura 4G ilimitada e excelente. 

Partindo para as malas: comece pelas coisas essenciais que você precisaria levar para qualquer outro lugar.
Coisas de higiene pessoal, roupas íntimas, roupa de dormir (de frio!), chinelos, óculos de sol, etc.

Fazendo a mala para o Deserto de Atacama:

Bom, vamos começar pelas roupas de calor que são mais fáceis. Você vai precisar de blusas sem manga em alguns momentos como passeio de bike, se fizer pela cidade ou até as ruínas; no dia em que não tiver passeio pela manhã e resolver caminhar no centrinho e talvez no dia em que fizer o passeio da Laguna Cejar.
Bermuda ou short, nas mesmas ocasiões. Eu aconselharia levar um casaco leve, para momentos em que não está muito frio mas que você arrepia quando está na sombra, sabe? Pois bem, ele vai ser útil.
E não esquece da sunga, do maiô ou do biquíni para as águas termais ou para a Cejar. Essa última se prepare para uma água muito gelada, muito, demais da conta. Mas vale a pena.

Nesses você precisará de roupas mais leves. Nos demais passeios ou dias você precisará de casacos mais pesados e roupas de frio.

Os passeios que envolvem altitude, como Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas, Geyser, Salar de Tara ou pressupõe final de tarde, como Vale de la Luna, você vai sentir frio de verdade. Esse sentir frio de verdade é aquele frio que qualquer parte do seu corpo que estiver descoberto vai doer. Orelha, nariz, mão quando for tirar foto, tudinho. Então meu amigo, não economize no bom casacão, nas luvas, nas meias grossas e se tiver, uma segunda pele. Com certeza vai ajudar a manter a temperatura do seu corpo.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Outra roupa que é muito bem vinda no Atacama são os casacos corta vento. Como na altitude venta-se demais, o frio aumenta. Se você tem algum desses que “bloqueiam” o vento, ficará mais protegido.

Sinceramente, eu senti muito frio nos passeios de altitude. Muito. Isso que alguns dias ainda fui com duas calças, três blusas, casacão, luva, meia de pelo de alpaca…

Rastreador confiável é com a SPOT – use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.

Sapatos, o que levar?

Sapatos sempre são os grandes vilões de qualquer mala. Ocupam muito espaço e são pesados. Nessas horas é bom saber mesmo o que levar para não desperdiçar espaço na bagagem.

Se você tem botas tipo trekking, ótimo. Você irá usá-las em quase todos os passeios. Elas são ótimas porque dão mais estabilidade, pode usar com meias grossas além de muitas serem impermeáveis. Se você não tem, ok. Um tênis também é um ótimo aliado para o Atacama.

Botas impermeáveis não são indispensáveis, mas podem ser úteis se você tiver uma na sua casa. Mas lembre-se que caminhar em San Pedro do Atacama é caminhar na terra. Qualquer sapato que você levar vai ficar empoeirado, marrom e sujo. Evite os calçados de camurça ou que tenha pelo. Eu fui com apenas uma bota de couro que foi minha parceria nos cinco dias de viagem. De manhã de tarde de noite. Olha como voltou:

Kit Sobrevivência do Deserto:

  • Protetor solar. É essencial pois você andará no sol de rachar e como na maioria das vezes venta bastante, você não sente que está queimando. Não arrisque.
  • Protetor labial. O Deserto do Atacama é um dos lugares mais secos da Terra. Aí juntando a secura e o frio, para você machucar o lábio é um pulo. É essencial para evitar rachaduras e incômodos que são inerentes a esses lugares com temperaturas extremas.
  • Chapéu ou boné para os dias de passeio no calor e capuz ou toca para os passeios de muito frio.
  • Sorine ou umidificador nasal. Esse salvou minha vida. Quando eu acordava, a sensação era que meu nariz estava todo machucado. As vezes sangrava com a secura, então um produto desses te ajudará bastante a manter ele úmido e hidratado.
  • Colírio, principalmente se você usa lente de contato. Mais uma vez por conta da secura, o clima árido e de terra pode irritar o olho e um colírio certamente irá te ajudar nessas ocasiões.
  • Creme para o corpo. Se você não quiser ficar com as canelas brancas e com o braço todo cinza, encha seu corpo de creme quando puder. A secura lá é surreal.

Quando se fala em Atacama as pessoas pensam muito nos passeios, nas paisagens incríveis… Sim, é tudo aquilo que você vê na foto e mais um pouco. Mas é importante falar a respeito do que levar e como se organizar quando estiver fazendo a mala da sua viagem. Afinal, se faltar algum item essencial, você pode ter dificuldade para encontrar na pequena vila ou ter que desembolsar uma grana a toa por falta de informação.

Espero que depois de ter lido esse post tenha em mente o que irá separar quando estiver fazendo a mala para o Atacama.

Enjoy your trip e vá Leve na Viagem!

Só não deixe de ir precavid@ e faça seu seguro viagem!!


Luisa Galiza

Veja os comentários

Posts recentes

Os 5 melhores pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Descubra os pontos de mergulho mais incríveis em Arraial do Cabo, o caribe brasileiro Ama…

% dias atrás

Como escolher a melhor mochila de trekking?

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking com as nossas dicas Para quem vive…

% dias atrás

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás