Dicas de Viagem

Enoturismo no Brasil: 7 destinos de vinho para sua degustação!


Você sabe o que é enoturismo? Se já conhece e aprecia, ótimo! Se acaso ainda não, vamos conhecer? Convido você que já conhece ou que ainda está se familiarizando com essa prática para saber mais e se aventurar nessa modalidade turística incrível! Nesse artigo vou dar dicas de 7 destinos de Enoturismo no Brasil ideais para os amantes do vinho!

Enoturismo: o que é?

Enoturismo é uma atividade turística que tem como objetivo a apreciação do sabor e aroma de vinhos, além do aprofundamento nas tradições e cultura dos lugares que os produzem. A principal característica do enoturismo é o envolvimento dos turistas em todos os detalhes da produção dessa bebida secular e maravilhosa que é o vinho.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Aqui no Brasil, as viagens com essa finalidade já estão começando a ser retomadas, principalmente por serem viagens curtas e ao ar livre. Esse tipo de turismo é cada vez mais comum e está intrinsecamente associado à cultura e tradição. Além disso, oferece, de de quebra, a apreciação de vinhos de ótima qualidade.

Pra vocês terem uma noção, uma pesquisa realizada pela União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) apontou que, no Brasil, o número de “Enoturistas” cresce uma média de 10% a 15% ao ano. Porém, com os impactos da pandemia, esse crescimento foi interrompido, assim como em outras áreas da economia. No entanto, com a flexibilização turística e com a retomada gradual de algumas atividades, essa modalidade de turismo vem se destacando novamente.

Se você quer se aventurar nesse tipo de turismo e conhecer o que o nosso país tem a oferecer nesse universo dos vinhos, vou citar aqui 7 destinos no Brasil para você começar a praticar o enoturismo.

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Enoturismo no Brasil: Serra Gaúcha

A região sul do nosso país é conhecida pelas baixas temperaturas e pela influência dos imigrantes europeus. Praticamente todos os estados do sul possuem marcas da presença europeia, seja nos costumes, na arquitetura, nas características físicas da população e etc.

Mas o que interessa mesmo aqui neste artigo, no que se refere a região, especificamente a do Rio Grande do Sul, são as belas e magníficas montanhas, cachoeiras e, óbvio, os excelentes vinhos. Afinal, é lá que são produzidos alguns dos melhores vinhos nacionais, sendo considerado o melhor e o mais tradicional destino de enoturismo brasileiro.

Os vinhedos mais conhecidos  são:

1. Vinícola Ravanello

Localizada na Rod. RS-235 Km 28 S/N – Pórtico, em Gramado, a Vinícola fica aberta de segunda a sábado, com visitas guiadas às 10h, 11h, 14h, 15h e às 16h. Durante a visita, os enoturistas podem degustar até 3 (três) diferentes vinhos. Além disso, também é mostrado todo o processo de elaboração das bebidas, desde a videira, o preparo, os barris de conservação e a apuração até o vinho chegar na garrafa.

Ir até esses locais é realmente impressionante. O cuidado, a qualidade de cada tipo de vinho, as videiras, o aroma do local… Tudo é muito especial e nos faz experimentar uma sensação muito boa e aprofundada do que estamos conhecendo e consumindo.

Ao serem colhidas, as uvas são imediatamente transportadas à vinícola em caixas especiais e resfriadas em câmara fria. Já as uvas provenientes dos produtores parceiros são transportadas em caminhões com sistema de refrigeração, a 10C. Após a chegada as uvas são desengaçadas e selecionadas manualmente.

Eles explicam todas as etapas do processo, a importância de respeitar o tempo de cada fase e como tudo isso implica no sabor do vinho, sejam eles tintos, brancos ou bases para espumante.

Além de se debruçar sobre tudo isso que falei, você também pode visitar outros pontos da cidade, como:

  • A Igreja de São Pedro;
  • Rua Torta;
  • Rua Coberta;
  • Parque da Ferradura.

Dentre outros tantos pontos turísticos da cidade de Gramado, que é famosíssima pela sua beleza.

Para hospedagem, você terá opções de pousadas, hotéis ou locais de hospedagem para temporadas, como:

Hotel das Hortênsias, que fica na Rua Bela Vista, 83, Centro – Gramado.

Garanta desconto em uma das melhores marcas de roupa outdoor do mundo: The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

2. Casa Perini

A Casa Perini também oferece momentos para visitações de suas instalações. Ela fica localizada no Vale Trentino, entre colinas e videiras, um verdadeiro espetáculo visual. A vinícola pertence a família Perini, mantendo viva a tradição de receber visitantes, oferecendo um tour pelas instalações da propriedade, para que os apreciadores de vinhos possam conhecer um pouco mais do processo de elaboração do produto e da estrutura do local.

Por lá, a parte histórica é bem interessante, eles contam que tudo começou com João Perini elaborando seus primeiros vinhos de forma artesanal no porão de sua casa, e os fornecendo para cerimônias festivas da comunidade local, no Vale Trentino, em Farroupilha – RS. Mas foi só a partir dos anos 1970 que tudo começou a tomar outros rumos, o negócio começou a crescer até se tornar o que é hoje, fazendo parte dos principais roteiros de enoturismo do país.

E eles se mostram cada vez mais atualizados e coerentes com a nossa realidade atual. Por exemplo, a área da Casa Perini lançou a experiência do cinema drive-in no pátio da vinícola, como uma forma de gerar entretenimento e, obviamente, notoriedade para a vinícola. 

Já foram exibidos os filmes Sob o Sol de Toscana (2003) –  longa que conta a história de Frances Mayes (Diane Lane) e o O Tempo e o Vento (2013), que traz a história das famílias Terra Cambará e Amaral, apresentando também o período de formação do estado do Rio Grande do Sul e a disputa de território entre as coroas portuguesa e espanhola. Ambos os filmes foram escolhidos através de votação pelo Instagram da Casa Perini. Achei uma iniciativa bem legal, super atual, mostrando que não são apenas tradicionais, mas que também estão antenados nos novos perfis de consumidores.

Por lá, você pode se hospedar:

Holiday Inn Express – Dispõe de restaurante, academia, lounge compartilhado e jardim em Farroupilha.

3. Casa Valduga

Assim como outras vinícolas, a Casa Valduga havia interrompido as visitações turísticas devido a covid-19, mas agora estão retomando essas atividades, tudo dentro das recomendações sanitárias. 

Eles se mostram muito orgulhosos pela prosperidade do local e não cansam de homenagear a pessoa que deu o pontapé em tudo por lá, Luiz Valduga, que sempre acolheu as pessoas, as recebeu, sendo pioneiro no Enoturismo do Vale dos Vinhedos. Toda a estrutura de hospedagem e gastronomia proporciona uma experiência incrível para quem gosta de vinho e grandes histórias.

A Casa Valduga apresenta aos seus enoturistas uma verdadeira imersão no mundo da uva e do vinho com visitações, cursos e experiências.

Visitações: são realizadas para apresentação do processo de elaboração de vinhos e espumantes, apresentando a tecnologia e os cuidados para originar produtos de alta qualidade.

Cursos: oferecem, de forma aprofundada, conhecimento sobre a origem do vinho, seu processo de elaboração, classificação, técnicas de serviço, degustação e harmonização. Além disso, conta com a presença e explicações de enólogos, sendo ideal para quem quer ter o título de sommelier.

Como se não bastasse, o complexo enoturístico da Casa Valduga possui espaços para realização de eventos, sendo palco para recepções, como festas de casamento, formaturas e confraternizações. No segmento corporativo, conta com salas equipadas, voltadas para empresas que necessitam de um local diferenciado e de qualidade para a realização de seus encontros de vendas, reuniões e outros.

Se você quiser se hospedar por lá, você também pode, pois eles contam com um espaço para hospedagem, incluído nos pacotes turísticos.

4. Garibaldi

A Garibaldi Cooperativa Vinícola é uma das mais reconhecidas mundialmente, os vinhos e espumantes são os mais premiados do Brasil e também fazem parte da Serra Gaúcha, fabricados por pequenos produtores.

Esse é um dos grandes trunfos dessa cooperativa: além de levantar a bandeira da agroecologia, com uma produção sustentável, do vinhedo ao envase e do incentivo à produção local, por passar pelas mãos dos pequenos produtores desde 1931.

Dentre os roteiros destinados aos enoturistas estão:

Taça & Trufa – uma experiência que combina a degustação de espumantes e vinhos Garibaldi com trufas artesanais exclusivas. Guiado por um especialista, você irá experimentar 5 harmonizações surpreendentes.

Degustação de produtos premiados – os visitantes também podem conferir os produtos premiados no Wine Bar localizado no Complexo Enoturístico.

Degustação às cegas – todo esse projeto é decorrente de uma linha ícone de vinhos chamada Acordes

Uma história para degustar – um passeio que revela toda a história da Cooperativa e a chegada dos primeiros imigrantes italianos na região, além da necessidade desta cooperativa para o município de Garibaldi. Unindo tradição e conservadorismo de um passeio em meio às pipas de madeira, um verdadeiro resgate histórico do início do Brasil Vinícola.

Onde se hospedar:

Hotel Casacurta, oferece piscina ao ar livre e restaurante à la carte na cidade de Garibaldi, com Wi-Fi gratuito.

Enoturismo no Brasil: Vale do São Francisco – Nordeste

Pra quem não sabe e acha que só a região sul do nosso país produz bons vinhos, sucos naturais de uva e espumantes, precisa dar uma passadinha no Nordeste e conhecer uma das principais regiões produtoras dessa matéria-prima tão valiosa que são as uvas. E isso é possível graças à agricultura irrigada pelas águas do Velho Chico.

As uvas de lá são famosíssimas pelo sabor, suculência e acentuação proporcionada pela ação do sol. Digamos que é um diferencial que super deu certo e atrai muitos amantes dos vinhos, fazendo da região mais um destino ideal para o enoturismo no Brasil.

Aproveita e pega 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

O Vale do São Francisco engloba 7 vinícolas do sertão pernambucano e o norte da Bahia. Aqui vou citar três delas. Confira: 

5. Lagoa Grande – PE

Em Lagoa Grande, você pode conhecer alguns pontos, como a Vinícola Rio Sol.

A Rio Sol se trata de uma vinícola que produz vinhos e espumantes que estão cada vez mais conquistando prêmios nacionais e internacionais. A empresa pertence a Global Wines, com sede na região do Dão, em Portugal, produtora de vinhos reconhecida no mercado mundial.

Por lá você pode fazer um roteiro tradicional que inclui: visita guiada ao Campo; visita guiada à fábrica; visita guiada à adega; degustação de vinhos e espumantes; taça Rio Sol de brinde; compras na Loja da Fábrica.

6. Botticelli – PE

O slogan dessa vinícola é: um ambiente rústico, que traz grandes oportunidades aos apreciadores de vinhos. E realmente é! Os vinhos Botticelli têm sua qualidade reconhecida e fazem sucesso tanto no aqui no Brasil, como na Europa e em países como os Estados Unidos.

Eles produzem por lá vinhos tintos e brancos, além de espumantes e estão localizados na Estrada da Uva e do Vinho, Santa Maria da Boa Vista – PE. As atividades de enoturismo incluem visitações a adega da Botticelli e às plantações de uvas.

7. Ouro Verde – BA

Para encerrar nossa lista de 7 destinos de vinho no Brasil, cito a Vinícola Ouro Verde, que está situada a 42 km do centro de Petrolina (PE), seguindo pela BR-235, logo depois do distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova (BA), sendo uma unidade da Miolo Wine Group.

O local abriga uma imensa área cultivada, uma área de fabricação e um setor administrativo, além de um estoque e uma loja lindíssima. Além disso, há também um roteiro rural muito prazeroso para qualquer idade.

Os guias conduzem os turistas pelas instalações da vinícola e o roteiro dispõe de uma parte de degustação, desfile de produtos e o anfitrião do local conta um pouco da história do lugar.

É isso, gente! Espero que vocês coloquem no roteiro de viagem de vocês os destinos enoturísticos que mais se adequam com o que você está buscando. Experiências novas são sempre bem-vindas, e sair da nossa zona de conforto também. Lembrando que a prática de enoturismo super ajuda no sustento de muitas famílias, como eu sempre digo: sejamos turistas conscientes!

 

Você também pode gostar de:

 

 

 

Luisa Galiza

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás