Itália

15 dicas básicas de Roma: o que você precisa saber sobre esse destino


Itália é um dos meus países preferidos, definitivamente. É a mistura do clima, da história, da gastronomia, da beleza, das cores. É literalmente um museu a céu aberto de um dos berços da civilização. Roma é uma cidade que merece algumas idas na vida, você sempre acha que tem algo a mais para conhecer. Para você que ainda não conhece essa cidade incrível, vou deixar aqui dicas básicas de Roma para te ajudar a conhecer mais o destino.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

15 dicas básicas de Roma: organizando sua viagem

1. Se você está indo para Itália, fique tranquilo em relação ao visto. Você não precisa dele pra entrar no país. Precisa, no entanto, de passaporte válido e com data de vencimento de até 6 meses da data da sua viagem. Por exemplo: se você viaja em agosto de 2019, ele precisa estar válido pelo menos até fevereiro de 2020.

2. É necessário estar respaldado com seguro viagem. Muitos países exigem que o turista tenta esse seguro, e, no fim das contas, é uma das coisas mais importantes de viagens para fora do Brasil. Qualquer imprevisto como visita médica, hospital ou mala extraviada podem te custar um tanto significativo de euro e consequentemente muitos reais que não estavam no planos. Vá respaldada e viaje tranquila.

A Seguros Promo é um buscador de seguros vinculado a diversas empresas e apresenta uma variedade bem interessante de qualidade e bom custo benefício. Se você utilizar o cupom levenaviagem5 ainda ganha 5% De desconto. E pagando no boleto, mas 10%!

Leia também o post SAIBA TUDO SOBRE SEGURO VIAGEM EUROPA BARATO e informe-se mais sobre!

3. Ao chegar no aeroporto Internacional Fiumicino, você pode economizar no transporte e pegar um ônibus até o centro. Saindo pelo desembarque, caminhe para direta do aeroporto seguindo as placas que sinalizam o ônibus. Logo mais, você achará os guichês para comprar os tickets. A dica é  compra e ida e volta, pois fica mais barato, cerca de 10 euros. Só um trajeto fica 7 euros. O ônibus segue para a estação Termine Central, a principal de Roma e demora cerca de 30 minutos. Chegando na estação, você pode seguir seu trajeto de ônibus, metro ou tram.

4. Fique atento na estação Termini. Por estar no centro e ser a principal estação, está sempre muito movimentada e cheia. Consequentemente, há ladrões e às vezes pequenos furtos. Já fui abordada duas vezes por homens que oferecem ajuda e informação e logo depois pedem dinheiro de maneira agressiva. Já passei pela situação de um cara tentar me direcionar para o local da saída do meu trem e logo uma moça da cia veio correndo me avisando que ele era um ladrão. Vi cenas também de tentativa de abrir bolsa e mochila de turistas. Portanto, atenção é bem vinda.

5. Use mapas no celular e tenha sempre em mãos informações dos lugares que irá visitar. Estar conectado no exterior sem depender de wifi é qualidade de vida, mais segurança e comodidade. O Google Maps é um grande parceiro meu de viagens, sei que com ele não irei me perder e acharei tudo com mais facilidade. Para isso, vou com o chip de internet ilimitada da O Meu Chip. O de 4G na Europa garante que você utilize sem limites uma conexão de qualidade durante toda a viagem.

6. Pesquise o clima para levar roupas adequadas. No verão (junho a agosto), a Itália faz um calorão quase insuportável. É de suar e procurar sombra nos passeios. No inverno (novembro a fevereiro), o frio pode apertar um pouco. A melhor época pra ir, em termos de clima, é na primavera ou no outono, que são entre abril e maio ou setembro e outubro, respectivamente .

7. Fique no mínimo 4 dias. Muitas pessoas viajam para Europa e querem conhecer vários países em uma viagem só. Nesse estilo de viagem, você não conhece o lugar de verdade, fica super cansativo e sai com a sensação de quero mais. Se for esse tipo de viagem que curte, tudo bem. Mas minha dica é que em Roma fique ao menos 4 dias para conhecer algumas das principais atrações da cidade.

8. Escolha um lugar bem localizado para se hospedar. Eu quase sempre opto pelo Booking.com, parceiro do blog e com ótimas opções. Os locais melhores localizados podem ser mais caros, e se a ideia for economizar, opte por regiões menos centrais. Ainda assim é uma boa opção, uma vez que você poderá utilizar metrô, trem ou ônibus.

9. Está na dúvida de onde se hospedar em Roma? Então escolha de acordo com sua preferência:

Booking.com

10. Não deixe de experimentar as belas e gostosas massas italianas. Calzone, macarronada, pizza e os pães são deliciosos! Assim como os presuntos, queijos e vinhos. Vale a pena uns quilinhos a mais! Se a ideia for economizar, você pode experimentar algumas delas em mercados. Presuntos e queijos, por exemplo, são bem mais baratos do que em restaurantes.

11. Os sorvetes italianos são muito muito muito gostosos. A minha sorveteria preferida é a Grom, com uma cremosidade sem igual e melhor ainda, com sorvete de chocolate sem lactose de virar o olho! Quem tem restrição, como eu, vá ser feliz e virar o olhinho com esse sabor da Grom. Não deixe de ler esse post com dicas pra você economizar na Europa!

12. Leve sapato adequado para caminhar. O transporte público funciona e é bom, mas andar pela cidade é uma das melhores formas de explorar o local. Roma ferve arquitetura, cores, charme, história.  Gaste suas pernas pelas ruelas dessa cidade.

13. Por incrível que pareça, essa é uma das mais importantes dicas básicas de Roma. Já passei perrengue por conta disso, viu! Se for utilizar ônibus, saiba que ao contrário do Brasil, as passagens não são compradas dentro dele. Você precisa ir em uma tabacaria ou banca de jornal para comprar sua passagem. Caso contrário, você vai ficar sem jeito no ônibus ou acabará andando de graça sem querer. Mas não ache isso legal; além de ser anti ético, se for pega, pagará um bela multa.

14. Tenha com você um carregador universal para tomadas na Europa. A voltagem na Itália é 220 volts e há dois tipos de tomadas: a de dois pinos e a de três pinos (vertical – padrão L).

15. Fuja de filas e não perca tempo para garantir seus ingressos. Eu sempre antecipo os meus no site da Civitatis. Eu procuro a atração que quero visitar, compro meu ticket e já chego no destino com ele em mãos. As filas para quem compra ingresso na hora são sempre muito grandes e isso, além de chato, não otimiza nada seu tempo!

E não deixe de ler o post 8 DICAS PARA VOCÊ ECONOMIZAR NA EUROPA!, vai ser uma mão na roda!


Luisa Galiza

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás