Maldivas

Dhigurah, a ilha do tubarão baleia nas Maldivas


Uma das ilhas mais compridas das Maldivas, Dhigurah está a 120km de Male, capital do país, e tem apenas 640 pessoas que vivem ali. Com cerca de 4 km de comprimento, é uma das preferidas dos mergulhadores, uma vez que tem uma vida marinha riquíssima e, pasmem, é possível avistar arraias mantas e tubarões baleias o ano inteiro. Se você visita essa ilha, é muito pouco provável que não assista à beleza de um desses animais em suas águas translúcidas.


Edição de vídeo: Renan Nunes

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Não esqueça de fazer seu seguro viagem, obrigatório em diversos países do mundo. Utilizando o código levenaviagem5, você consegue desconto em qualquer plano que escolher!

Como chegar em Dhigurah

Os aviões chegam no Aeroporto Internacional de Male Hulhule Island, uma ilha do ladinho de Male. Ao sair no desembarque, à direita do aeroporto, você encontra ferry boat que sai do aeroporto e te leva ao centro de Male. Custa 1 dólar, sai a cada 10 minutos e opera 24 horas por dia.

Chegando no ponto dos ferry boats em Male, desça do barco e caminhe pela beira mar (seguindo à direita traçado em amarelo na figura abaixo) até o Vegetable Market e Fish Market.

Ali haverão diversos barcos ancorados à espera de saídas para algumas ilhas, entre elas Dhigurah. O ticket de qualquer opção abaixo custa 80 dólares e há diversas opções de horários:

Ferry para Dhigurah

Ida Male City x Dhigurah (com parada em Dhangethi): Quintas e sábados, saindo às 15h, chega às 17h30. Male City x Dhigurah (com paradas em Mahibadhoo e Dhangethi): Quintas e sábados, saindo às 16h, chega às 18h15. Male airport x Dhigurah: Todos os dias 15h30 (exceto às sextas que sai às 15h), chega às 18h.   Volta Dhigurah x Male City (com parada em Dhangethi): Quintas e sábados, saída às 7h, chegada às 9h30. Dhigurah x Male City (com paradas em Mahibadhoo e Dhangethi): Quintas e sábados, saída às 6h15, chegada às 8h30. Dhigurah x Male airport: Todos os dias às 6h30, chegando às 9h. OBS: essa opção sai direto da ilha do aeroporto, não tendo que baldear para Male City

Há também opções noturna com barcos lentos e bem mais baratos:

VIAGEM NOTURNA (SUN DHONI FERRY)

Ida Male City x Dhigurah: Segundas e quintas, saindo às 23:45, chegando 6h. Custa 25 dólares sem ar condicionado e 35 dólares na parte com ar. Volta Dhigurah x Male City : Segundas e quartas, saindo às 23:45, chegando 6h. Custa 25 dólares na parte sem ar e 35 dólares na parte com ar.

VIAGEM DIURNA (MTCC DHONI FERRY) – LINHAS 305 e 304

Ida Male City x Dhigurah (com paradas em Mahibadhoo e Dhangethi): Sábados, segundas e quartas, sai às 9h e chega 15h15 – 10 dólares. Volta Dhigurah x Male City (com paradas em Mahibadhoo e Dhangethi) : Domingos, Terças e quintas, sai às 08:30 e chega 14h45 – 10 dólares. Chegando no píer da ilha, provavelmente alguém do seu hotel estará esperando para levar você e suas bagagens até o hotel. É importante que se comunique com o pessoal de onde se hospedará para que eles saibam a data e a hora da sua chegada. Importante saber também que, como você estará em uma ilha nativa, é preciso que as mulheres estejam com os ombros cobertos para não desrespeitar a cultura e religião local.

Não esqueça de fazer seu seguro viagem, e use o código levenaviagem5, para seu desconto!

Onde se hospedar

Na ilha há poucas opções de hospedagem, uma do lado da outra. Minha indicação é Boutique Beach All Inclusive Diving Hotel, que além de ser incrível tem uma equipe de aplaudir. Em breve farei um post exclusivo sobre.

Como tudo na ilha, está localizado a metros da praia, oferece pensão completa de alta gastronomia, tem quartos amplos e silenciosos, restaurante à luz da lua e um visual do pôr do sol de deixar qualquer um de queixo caído. O hotel também é um centro de mergulho e, portanto, reúne apaixonados pelas belezas marinhas do mundo inteiro. Oferece passeios diários para mergulho e snorkel nos recifes da região com pessoal qualificado e barco próprio. A equipe reúne pessoas da própria ilha, do Sri Lanka, Inglaterra e outros países do mundo. Todos falam inglês e o intuito do hotel é fazer com que o hóspede sinta-se em casa.  

O valor da diária com todas as alimentações inclusas (café da manhã, almoço e jantar) está em torno de R$1.200 em alta temporada (novembro a abril) e R$ 700 na baixa temporada (maio a outubro). Não esqueça de levar seu adaptador de tomada universal e saiba que em Dhangethi não há caixa eletrônico, mas todos os estabelecimentos aceitam cartão de credito.

Ajude o blog a se manter! Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂

Caso queria ver outras possibilidades, na ilha tem também Dhiguveli Maldives,  o Bliss Dhigurah, o Athiri Beach,White Sand, o TME Retreats Dhigurah, e o Dhivehi Experience.

  

O que fazer em Dhigurah

Mergulho

Se você não tem curso de mergulho, aconselho que faça antes ou mesmo lá. O Boutique Beach oferece, além de mergulhos para as pessoas certificadas, bastismo para os que querem apenas ter uma experiência de mergulho e também cursos para os que desejam certificações. Tem o centro do BB Dive super qualificado, equipamentos de primeira e tudo o que você precisa. A Romney, dona do hotel, é mergulhadora há mais de 20 anos e apaixonada pelo mergulho. Você estará, como eu disse, no antro dos tubarões baleia e das arraias manta, então mergulhar ali é quase que obrigatório. O mergulho unitário está em torno de $80, mas fechando pacotes esse preço diminui. Veja bem! Esse preço é o mesmo de um mergulho em Arraial do Cabo, por exemplo. Mas você estará nas Maldivas!!!

A região é repleta de recifes e corais para explorar. São diversos pontos incríveis para conhecer a diversidade do Oceano Índico. A equipe do Boutique Beach é queridíssima, o barco super bacana, com lanches, staff preparada e uma paixão em comum compartilhada: o mar.

Foto Mette Ellis Nussbaumer
Foto Mette Ellis Nussbaumer

Snorkel

Use e abuse do snorkel. Se você levar o seu, não gastará com isso; caso contrário, o valor da diária no hotel é cerca de $15. Com snorkel e nadadeiras em mãos, você pode conhecer as maravilhas submersas dessa ilha como tubarões, tartarugas, arrais, corais e uma variedade de peixes sem igual. Eu passava horas mergulhando nas águas cristalina e todos os dias me surpreendia com algum animal extraordinário!

Aproveite a praia

Caminhe pela ilha, conheça os bancos de areia. Você pode fazer tudo a pé, sem gastar um real e ter momento únicos diante de tanta beleza natural. E o melhor, a praia da frente do hotel é para os turistas, ou seja, você pode tranquilamente usar seu biquíni lá! Só não é permitido ficar de biquíni na praia da vila, onde vivem os locais.

Ame o sol

Acorde cedo e vá ver o sol nascer. Atrás do hotel, em cerca de 5 minutos de caminhada você está na parte leste da ilha. O nascer do sol ali é lindíssimo e você não pode perder essa maravilha da natureza.

Não deixe de ver o sol se pôr no Oceano Índico. A praia do hotel está a oeste da ilha e oferece um espetáculo quase que sobrenatural. Para vocês terem ideia, foi lá que vi o pôr do sol mais incrível da minha vida! E digo mais, não perdi um dia sequer, era o momento mais transcendental do dia.

Descanse

Descanse no paraíso. Você estará em um dos lugares mais incríveis do mundo. A calmaria reina por ali e merece seu tempo de reflexão, relaxamento e conexão com o lugar.

Resort? Também tem.

Como já falei no post 20 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS ILHAS MALDIVAS, não é permitido beber nas ilhas locais. Se você deseja sair para tomar uns drinks ou conhecer um resort, há possibilidade de visitar resorts próximos à ilha e gastar um tanto mais para essa experiência. Todos custam em torno de 120 dólares para passar o dia.: Centara Grand Island Resort e Vakarufalhi Resort Maldives.

Viaje com internet ilimitada da O Meu Chip. Operadora internacionalmente reconhecida e parceira do blog, oferece uma cobertura inclusive em alto mar, quando fazia os passeios de barco!!!

As atrações principais

Tubarão Baleia A região é conhecida por abrigar centenas de tubarão baleia que vivem ali o ano todo. Diferentemente de outras regiões em que você precisa ir em uma época específica, em Dhigurah é quase 100% de chance de encontrá-los em qualquer época. O tubarão baleia é o maior peixe do mundo e uma das maiores atrações das Maldivas. Vivem em águas quentes tropicais (a temperatura média de 28 graus Celsius) e podem chegar a medir 15 metros. São completamente inofensivos e lindos de encher os olhos. Lá no Instagram tem vídeo d’eu nadando do ladinho dele <3

Arraia manta A arraia manta é outro gigante do mar. Pode chegar a 8 metros de comprimento e pesar 1.500 quilos!! A manta tem uma série de diferenças em relação às outras arraias. Além do tamanho, não tem ferrão e sua boca está na parte dianteira. Da mesma forma que o tubarão-baleia, a arraia manta alimenta-se de plâncton e é totalmente inofensiva.

Quantos dias ficar

Eu fiquei 5 dias na ilha e tive momentos incríveis de praia, snorkel, mergulho e descanso. Achei esse tempo bem razoável e em seguida parti para a ilha próxima chamada Dhangethi. Se a intenção é passar 1 semana nas Maldivas, um bom período, fique entre 4 e 5 dias em Dhigurah e siga, como eu, para a ilha mais próxima e também paradisíaca. Mas, se essa ilha já foi suficiente para você chamar de sua, confesso que pode ser também a decisão certa.

Dhigurah é uma das maiores ilha e está cercada de beleza natural extrema, atividades e, inclusive, resorts, caso queira conhecer algum. Como ela foi minha preferida entre as duas, mesmo se tivesse ficado apenas lá, voltaria extremamente feliz e satisfeita! Quem acompanhou no Instagram viu o tanto que transbordei nessa viagem, e espero que você também possa sentir um pouco do que senti em um dos lugares mais maravilhosos desse mundo!

Eu o que mais fiz na ilha? Fiquei debaixo d’água, acredita? Eu sou fascinada pelo mar e com um snorkel no rosto e nadadeira no pé, pude explorar sozinha as belezas dessa ilha com toda a felicidade do mundo. Passear no barco e fazer snorkel profundo também foi incrível, assim como mergulhar de cilindro e ter a certeza que o paraíso existe. Mas o que mais me marcou nessa ilha, nessa viagem e nesse país, sem dúvida, foi nadar ao lado do tubarão baleia e da arraia manta. Uma vivência, sem dúvida nenhuma, para a vida!


Luisa Galiza

Veja os comentários

  • Que maravilha!! Só uma dúvida, para nadar com o tubarão baleia ou a manta, precisa de certificado de mergulho?

    • Demais né Diego!? se for de snorkel não. Se for de cilindro, ou você é certificado e mergulha só, ou faz o batismo com um instrutor. Mas nada garante que consiga ver né. Natureza é sorte!

  • Parabéns pelo post e pelas fotos maravilhosas. Existe algum site onde eu possa comprar o transporte antes de Malé para esta ilha? é que eu vou em fevereiro de 2020 e chegarei em uma sexta-feira cedo (por volta das 08:00) e fiquei preocupado com os horários que você colocou (não vi às sextas-feiras e também não vi na parte da manhã).
    Outra coisa, existe transporte (mesmo que de hidroavião) partindo dessa ilha para algum resort no atol Norte? gostaria de passar uns 2 ou 3 dias em Dhigurah e depois seguir para um resort no Atol norte.

  • Olá luisa. Parabéns pelo seu site! Tem muitas informações preciosas pra quem está organizando a viagem a esse paraíso. Vc poderia me tirar uma dúvida? Como vc fez pra organizar o day use a partir de Dhigurah? Foi com o próprio resort ou com o seu hotel na ilha? Desde já agradeço!

    • Olá Gustavo, tudo bem? Que bom que gostou das dicas! Olha, eu não fui usufruir do day use, mas sim, o hotel pode organizar e te passar todas as informações pra tal, fique tranquilo, são super solícitos!

  • Boa tarde, tudo bem?
    Primeiro, parabéns pelo blog, está ajudando muito.

    Tenho duas dúvidas.
    Primeira, chegarei no aeroporto de Male na segunda de manhã, porém não dará tempo de pegar o barco de 10 dolares. Com isso, devo pegar o barco noturno pra Dhigurah.
    Existe algum hotel em Male pra day-use? Ou pelo menos pra deixar as malas e não ter que pagar uma diária completa sendo que apenas irei passar o dia na cidade.

    Segunda
    Em Dhigurah, pra nadar com os tubarões baleia precisa fechar algum pacote? Se sim, tem uma indicação e valor?

    Obrigado e parabéns novamente

    • Olá Luiz, tudo bem? Que bom que ta te ajudando! Olha, tem vários hoteis em Male, lá é grande mas não conheço nenhum para day use... Você provavelmente precisará pagar a diária inteira. Sore os tubarões, não tem como prever. O que eu vi por exemplo foi por acaso, em um passeio de barco. Então não tem nenhum passeio exclusivo para ve-los não. Eu indico os passeios do Boutique Beach, porque fui lá que fiz e sei da qualidade deles... Se for ficar lá e puder mencionar o Leve na Viagem, super agradeço! Boa viagem!!

      • Tudo bem! Obrigado pela resposta.
        No caso não ficaria nesse hotel, provavelmente pegarei uma pousada mais barata, mas nada impede de fazer o passeio por eles né? Caso eu faça, pode deixar que falo sim.

        Esses passeios de barco podem ser fechados na hora? Você lembra uma faixa de preço?
        Obrigado novamente

        • Pode fechar na hora sim, é bom pelo menos com 1 dia de antecedência!! Não me lembro o preço, honestamente. Mas me lembro que não era nada exorbitante! Agradeço por falar de mim pra eles :)

  • Olá Luisa. Estou estudando ir para Maldivas. Gostei da opção da ilha Dhigurah que sugeriu. Est ilha possui preços semelhantes à outra ao lado que também sugeriu? Minha maior dúvida foi quanto ao ferry de 80 dólares que citou. O de 2:30h. Este preço é por pessoa? Ida e volta ou só o trecho? Obrigado pela ajuda.

    • Oi Gabriel! Olha, essas duas ilhas são incriveis e com preços semelhantes, mas a Dhigurah é mais impactante! Sobre o ferry, 80 dólares é um trecho apenas e por pessoa... Mas é a forma mais barata de ir para ilha!

  • Oi Luisa , muito bom seu relato . Vc chegou a ficar em Mafushi ? Sabe se os passeios q saem de Mafushi para ver o tubarão baleia e a as arraias são nessa ilha de Dhigurah ? Pq se não acho q vale a pena ficar hospedado em Digurah pra fazer esses passeios ., Qual sua opinião ?

    • Oi THiago! Não fiz esse passeio, os encontros foram espontâneos. E eu gostei de ficar lá, por uns 3 dias acho que super vale a pena!

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás