Dicas para comprar passagens aéreas mais baratas


Toda vez que planejamos uma viagem, um dos fatores que mais encarece é a passagem aérea. Algumas vezes acabamos deixando de lado uma possibilidade porque os custos ficam muito além do que imaginamos.
Então afinal, como economizar dinheiro e comprar passagens aéreas mais baratas?

Depois de viajar bastante e na maioria das vezes com certa contenção de dinheiro, aprendi alguns truques que fazem toda diferença! Vou compartilhar com você pontos que vão certamente te ajudar na sua próxima viagem!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

 

  •  Planeje com antecedência

Tudo que você resolver fazer em cima da hora não vai ser barato. Se a ideia é ir para fora do Brasil, compre sua passagem no máximo dois meses antes da data de partida. O ideal é que compre entre 60 e 90 dias antes do dia do embarque, ainda mais se estiver em alta temporada. Se a passagem é nacional e em alta temporada, também prefira comprar com 2 a 3 meses de antecedência. Os preços da passagem sobem consideravelmente em época de feriado e férias. Se sua viagem for em baixa temporada, considere uma boa compra 1 mês antes da data marcada.

  • Fique atento às promoções

Curta páginas no Facebook e Instagram de companhias aéreas e acompanhe as promoções especiais e aqueles fins de semana de passagens mais em conta. Quando achar uma que interesse, não deixe para comprar no último dia da promoção pois certamente as opções serão poucas e é capaz de não encontrar passagem para a data certa ou preço desejável. Sugiro Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis. 

  •  Flexibilize suas datas

Evite comprar ida e volta nos dias de mais movimento nos aeroportos, como sexta, domingo e segunda, e claro, em alta temporada. As passagens nesse período serão sempre mais caras. Os melhores preços são encontrados em dias como terça, quarta e sábado e em horários como a tarde e madrugada. Então, mesmo que não pareça o mais adequado, faça um teste em site de buscas e confirme a diferença de preço de cada dia. Adapte sua viagem!

  •  Site de buscas de passagens

Sites em que você faz pesquisa de voos são interessantes porque te mostram uma série de opções de horários e cias aéreas. Mas não compre por eles! Veja quais foram as melhores opções para sua viagem e vá para o site da companhia aérea que escolheu. Lá efetue a busca nos dias e horários condizentes e compre sua passagem. Lembre-se de que os sites de grande busca cobram uma taxa administrativa que ao final da compra chegam a encarecer quase ⅓ do valor da passagem.

  •  Escolha o tipo de viagem que quer fazer e não o destino exato

Pode não ser o ideal, mas essa dica as vezes é essencial para viabilizar sua viagem. Vamos supor que você está programando uma viagem para praias paradisíacas, como ilhas gregas ou litoral da Itália. Concorda que viajar para Europa é muito mais caro do que para América do Sul? Quando você percebe que pode encontrar as tais praias paradisíacas no caribe Colombiano ou Venezuelano, por exemplo, a sua viagem pode cair para quase metade do preço. Então, tente matar seu desejo com a cabeça aberta, isso provavelmente ajudará o seu bolso! 

  • Escolha a cidade correta de onde irá voar

Nem sempre a sua cidade oferecerá voos baratos para o seu destino final. Como assim? Se você está em Vitória/ES e vai viajar para Buenos Aires, provavelmente seu voo irá fazer uma escala ou conexão no Rio de Janeiro ou em São Paulo para depois ir para Argentina. E o que isso tem a ver com preço de passagem? Significa que se você comprar uma passagem para Buenos Aires saindo de SP ou RJ certamente ela estará mais barata do que as passagens saindo de Vitória. Nesses casos, vale a pena comprar uma passagem ou gastar suas milhas para ir até uma cidade principal (RJ,  SP e outras capitais de grande porte) pois gastará menos na compra da sua viagem internacional. É claro que há exceções, mas faça essa pesquisa antes de efetuar sua compra.

  • Milhas 

Todos nós somos fãs de milhas, claro. Mas você aproveita ao máximo as maneiras de acumulá-las? Cartão de crédito (escolha aquele que transforma mais dólar em milha), postos de gasolina (clube de vantagens do Posto Ipiranga, por exemplo), clubes das cias aéreas (que só na adesão já ganha pontuação), estabelecimento que acumulam Dotz, e compra de passagens aumentam suas milhas. Pesquise quais são as melhores formas de acumular e não deixe de ficar atento a cada um deles para que possa cada vez mais viajar gastando menos.

  •  Stopover

Esse ponto para mim é o mais sábio de todos! Como funciona? Geralmente quando compramos uma passagem internacional, o voo faz alguma conexão em outro país. Na maioria das vezes naquele de origem da cia aérea. Por exemplo, vou de Brasília para Berlim pela Air France. No entanto, o voo fará conexão em Paris e eu teoricamente deveria ficar algumas horas no aeroporto. Quando você conhece a técnica de stopover, você pode simplesmente escolher passar alguns dias em Paris e depois pegar seu voo para Berlim sem gastar mais ou quase nada. É só optar pelos múltiplos destinos no ato da compra da passagem ou clicar em indicações nos próprios sites das companhias aéreas. Faça testes e veja que você pode pagar o preço de uma passagem e conhecer mais de um lugar na sua viagem. Na maioria das vezes as cias aéreas permitem que você fique até 30 dias na cidade que fizer stopover. Sensacional né? Garanto que te deu aquela vontade incontrolável de viajar! Faça testes e veja como é possível.

Lembre-se que os preços das passagens estarão de acordo com oferta e procura. Então avalie com calma o período e dias disponíveis das suas férias. Assim, você vai entender como funciona o mundo das passagens e poderá otimizar tempo e dinheiro nas suas próximas viagens.

E não deixe de ler sobre os voos low cost!


 

DICAS DE VIAGEM
Comentários (18)
Adicionar Comentário
  • Ricardo

    Excelentes Dicas 🙂

    • admLNV

      Que bom que gostou Ricardo!! Já já tem mais!

    • admLNV

      Obrigada Ricardo!! 🙂

    • admLNV

      Obrigada Julio!

    • admLNV

      🙂

    • admLNV

      Que bom que gostou Adrian!

  • Leandro Gonco

    MUito bacana esse artigo, eu espero colocar em prática e que de resultados, pois não aguento mais esse martirio

    • Luisa Galiza

      Leandro, na próxima viagem use algumas dessas dicas que você vai ver a diferença!
      Obrigada pela visita!

  • Carlos Junior

    Excelentes dicas para quem quer viajar barato. Com certeza uma das primeiras coisas é procurar aquela passagem aérea bem barata. Sucesso a todos!

  • Almada Airbnb

    Oi! Valeu por tanta dica útil! Quando eu viajo muitas vezes reservo apartamentos na Airbnb, eu recomendo o serviço a todos os viajantes. Criei até um website – https://air-coupons.com/apartamentos-em-airbnb-portugal , com uma descrição detalhada do serviço e códigos promocionais em funcionamento. No meu website você pode encontrar informações sobre o serviço traduzidas para todos os idiomas do mundo (encontrei tradutores para muitos desses idiomas e continuo trabalhando nela). Por favor não apague meu comentário, deixe que as pessoas em todo o mundo fiquem sabendo da Airbnb!