Ecoturismo

Como escolher barraca de camping? Vem que te ajudo nessa missão!


Já está planejando a sua próxima aventura? Eu não vejo a hora de poder cair no mundo de novo! E se você gosta da natureza e de acampar como eu, deve saber que um dos itens mais importante para viver boas experiências é a barraca. Por causa disso, vou dar dicas de como escolher uma barraca de camping para que você viaje confortavelmente por aí!

A barraca é um acessório fundamental para todo campista, afinal é nela que iremos guardar os nossos pertences, nos abrigar e renovar nossas energias para o dia seguinte. Devido à sua importância, é preciso escolher com cuidado, atentando-se às principais características para que seja assertivo.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Como escolher uma barraca de camping: algumas dicas

Para escolher a barraca de camping ideal, o primeiro passo é justamente definir qual tipo de campista você é: iniciante, intermediário ou experiente. Cada um desses possui necessidades diferentes em relação a produtos, equipamentos, lugares, etc.

Outros pontos de extrema importância a serem considerados são: frequência de uso da barraca, quantidade de pessoas, destino do acampamento, duração, características climáticas, orçamento disponível, entre outros.

Se acaso o seu acampamento envolver trilhas e caminhadas de longa distância, uma barraca muito pesada e de grande volume pode ser prejudicial para sua viagem. Nesses casos, o ideal é escolher uma menor e mais leve.

Já em se tratando de destinos montanhosos, os ventos costumam ser mais fortes, por isso, é preciso investir em algo que seja mais resistente e não deixe o frio apertar. Essa é a barraca quatro estações. Por outro lado, em praias e locais mais quentes, o ideal é a de três estações. Falarei sobre isso mais para baixo, mas é importante ter em mente o clima do local que você irá para saber como escolher barraca de camping.

Além disso, quanto mais você pretende acampar, mais é recomendado comprar uma barraca que seja mais resistente, de materiais de qualidade e que ofereça um maior conforto. Porém, se está iniciando na área e pretende se aventurar de maneira esporádica, não é preciso investir tanto.

De qualquer forma, também é fundamental conhecer os diferentes tipos e modelos de barraca, para assim poder avaliar qual delas melhor se enquadra no seu perfil.

Tipos e modelos de barracas de camping

Existe um tipo e modelo de barraca de camping para cada situação. Na hora de escolher, é preciso ter todas as informações para levar a opção certa pra casa e depois se aventurar sem grandes complicações. Separei os principais tipos e modelos a seguir:

Tipos de barraca e suas recomendações

Os tipos de barracas podem ser divididos, basicamente, em duas categorias: barracas de três e quatro estações, além das barracas de montagem rápida.

As de três estações são as que possuem a maior abrangência de climas, indicadas para iniciantes e intermediários e aqueles que desejam acampar em locais onde o vento e a chuva são moderados e mais “estáveis”.

Já as de quatro estações, também chamadas de “Barracas de Expedição”, são as invernais, adequadas ao frio, vento e chuvas intensos, assim como altitudes e latitudes extremas. Elas apresentam uma melhor estrutura, mais varetas de montagem, bem como material mais grosso. Esse é o tipo adequado de barraca de camping em regiões montanhosas, por exemplo, e recomendadas para uso profissional por campistas avançados. Como consequência, seus preços costumam ser mais elevados.

Existem, dentro das quatro estações, dois tipos diferentes: as que você utiliza na base das montanhas (maiores, de três a quatro pessoas, até uns 5kg) e para montanhas altas (menores, mais leves).

É importante frisar o seguinte: as barracas de quatro estações não são adequadas para muitos trekkings/trilhas brasileiros. Isso porque o clima aqui costuma ser mais quente e, como o material da barraca é grosso, o calor ficará concentrado e, assim, a barraca poderá ficar umedecida com o suor e respiração que você emitir.

Curiosidade

Sabia que existem as barracas de 3/4 estações? Elas têm algumas características da de quatro estações, mas não são tão robustas e nem tão fechadas quanto as para montanhas muito altas, e se tornam mais adequadas à realidade brasileira, visto que, aqui, o frio não é tão rigoroso mesmo no inverno, não chegando nem aos oº C. Ela é ótima para trekkings como o do Pico Paraná e Aparados da Serra.

Por fim, também existem barracas de montagem rápida. Essas geralmente possuem armações e m plástico e materiais não tão resistentes quanto as outras, por isso são recomendadas apenas para um público mais infantil ou que está iniciando na prática do camping. Não é ideal utilizá-las em locais além de quintais e jardins domésticos.

Barracas Autoportantes

Muitas vezes, nós do meio ouvimos falar na qualidade de barracas autoportantes, mas você sabe o que são? Elas são as que, uma vez montadas, conseguem ficar erguidas sem a necessidade de uso de estacas no chão para firmá-las. Esse tipo de barraca é interessante para locais rochosos ou montanhosos, em que não há a possibilidade de estacar.

No entanto, ser ou não autoportante não interfere diretamente na qualidade final da barraca; de fato, isso será muito mais definido pelos materiais utilizados e seu porte, como mencionei no tópico anterior.

Os 3 modelos de barracas

Ao escolher uma barraca de camping, é possível se deparar com 3 modelos ou formatos: Canadense, Iglu e Tubular.

  • Canadense: barracas canadenses são aquelas que possuem um formato triangular, bastante tradicional e relativamente simples de montar, porém costumam ter um espaço interno reduzido;
  • Iglu: as Iglus são justamente as que possuem o formato de um “iglu”. Atualmente, é um dos modelos mais comuns no mercado, justamente por sua resistência e leveza. Ela é um modelo autoportante, por possuir varetas cruzadas;
  • Tubular: por fim, as barracas tubulares possuem um formato similar à um túnel e são conhecidas por garantirem um amplo espaço interno e por serem mais resistentes ao vento. Suas varetas são paralelas e precisam ser firmadas com estacas no chão para ficarem firmes. Muitas barracas de quatro estações são tubulares.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Características das barracas de camping

As barracas também são influenciadas por uma série de outros fatores e podem possuir diversas outras características.

Primeiramente, em relação ao tamanho. Este é baseado na quantidade de pessoas que podem usufruir da barraca e também pode variar conforme a altura de cada indivíduo, uma vez que pessoas mais altas podem encontrar uma certa dificuldade em se acomodar.

Vale ressaltar que, obviamente, o tamanho da barraca de camping influencia no peso, volume e espaço que ela ocupa, podendo ser mais difícil de ser carregada, como falei. Lembrando que barracas mais leves, geralmente, possuem mais economia de material e, consequentemente, uma capacidade menor de abrangência de lugares utilizáveis.

Outro item que vale a pena ser observado são os “avanços”, aqueles espaços cobertos para guardar as bagagens ou para se movimentar e realizar atividades em dias chuvosos, por exemplo. É possível citar ainda as portas e janelas, que permitem a ventilação, telas de mosquiteiros, materiais e tecidos utilizados na sua composição e revestimento, entre outros.

O material de composição influencia também no peso e na resistência da barraca de camping. Materiais como alumínio, fibra de vidro ou fibra de carbono, por exemplo, conferem uma maior resistência e leveza, porém têm um custo mais elevado.

Rastreador confiável é com a SPOT – use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.

Qual barraca de camping escolher?

Para saber qual barraca escolher, primeiro é preciso definir qual a objetivo de uso: lazer ou trekking? Para cada um desses objetivos há opções mais adequadas. Falo mais sobre cada uma delas a seguir.

Camping de lazer

Acampar é uma excelente forma de lazer, seja sozinho, com a família ou com os amigos. Para esses momentos esporádicos e geralmente em condições climáticas mais estáveis, existem algumas opções:

Barraca Nautika Explorer para 4 pessoas

A Nautika é uma das principais marcas no setor de camping, tanto para lazer quanto para aventura. Essa barraca foi pensada para acomodar 4 pessoas separadamente. Possui uma porta principal e um avanço, protegidos por um toldo, que permitem a locomoção e o armazenamento de mochilas.

Ela também possui uma costura selada termo-soldada, resistente à chuvas e com proteção UV. Como é indicada para mais de 1 pessoa, já entende-se que não é ideal para montanha e trekking, uma vez que é grande e pesada. Ela é ideal para camping em vilarejos, chácaras, ou situações de natureza que não exigem caminhada.

Barraca Iglu 3 pessoas

Fácil de montar e carregar, essa barraca é composta em fibra de vidro e poliéster, proporcionando máxima leveza e resistência. Ela também foi pensada para proporcionar conforto interno e para evitar o vazamento em caso de chuvas.

A barraca iglu conta também com porta dupla com tela mosquiteiro, ideal para garantir a ventilação nos dias mais quentes sem ter que se preocupar com insetos e pernilongos. Ela acomoda até 3 pessoas em seu interior. 

Nautika Barraca Indy

Esse último modelo de barraca de lazer é ideal para grupos de amigos ou famílias grandes, uma vez que tem um amplo espaço interno que abriga até 4 pessoas com conforto e segurança.

Ela conta ainda com varetas em fibra de vidro, tela mosquiteiro e um sobreteto em poliéster impermeável. Ideal para camping esportivo.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Camping para trekking

O Trekking, por sua vez, é uma modalidade esportiva que consiste principalmente em explorar trilhas e montanhas. Por isso, é recomendado que seus praticantes tenham um preparo físico adequado, uma vez que podem enfrentar condições climáticas adversas e longos trajetos. 

Desse modo, uma barraca para camping de trekking precisa ser mais resistente, preferencialmente de 4 estações, ser compacta e principalmente leve, para facilitar o transporte. Se falamos de barraca de 4 estações, significa que tem uma estrutura melhorada, uma vez que se utiliza mais materiais e suportam ventos e temperatura baixas. Aqui vão só algumas dicas para você ter ideia de como elas são, mas é bom lembrar que cada trekking tem suas especificidades.

E aí, gostou das dicas? Espero que eu tenha ajudado a clarear suas ideias e que alguma das indicações seja útil para seu objetivo!


Luisa Galiza

Veja os comentários

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás