Machu Picchu

Trilha Salkantay: A caminhada mais procurada para Machu Picchu


A trilha Salkantay é, sem dúvidas, a melhor caminhada para chegar até a cidadela perdida dos incas, Machu Picchu. Apesar de não possuir parques arqueológicos neste trekking, a caminhada ao longo dos 5 dias oferece um cenário de tirar o fôlego pelas montanhas nevadas, lagoas de degelo, cachoeiras, vales e as cordilheiras andinas. Por isso, esse trekking é considerado por muitos turistas como a “trilha mais tranquila” dentre todas no Peru, pois além da natureza quase intocada, a quantidade de turistas em relação a trilha inca é bem menor, o que faz da Trilha Salkantay a mais “queridinha” do Peru.

Segundo a revista NetGeo, a Trilha Salkantay é considerada como uma das 25 melhores trilhas de todo o mundo, assim como, pela mesma revista, a Rainbow Montain e o Tour Laguna Humantay, também localizadas nos andes peruanos, são considerados como os tours mais bonitos, imperdíveis e que devem ser feitos antes de morrer.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM
Não esqueça de fazer seu seguro viagem, obrigatório em diversos países do mundo. Utilizando o código levenaviagem5, você consegue desconto em qualquer plano que escolher! Não arrisque fazer uma viagem como essa sem estar assegurad@!!!

Dados importantes sobre a Trilha Salkantay

Salkantay é a segunda maior montanha nevada do Peru, atingindo a altitude dos 4.600 metros acima do mar, e em seu topo a altitude máxima de 6.720. Ela está localizada ao oeste da cidade de Cusco, e é a montanha nevada mais importante da Cordilheira de Vilcabamba na cosmovisão andina, pois ela é considerada o Apu sagrado (espírito da montanha) mais importante e poderoso que protege os povoados de Mollepata, Limatambo, Choquequirao e Machu Picchu, pelos caminhos Chinchaysuyo e Antisuyo. Infelizmente, pesquisas realizadas entre os anos de 1963 e 1998 mostraram que a montanha Salkantay perdeu em média 53,8% de todo o seu glacial, e claro que até agora em meados dos anos 2018, já deve ter perdido um pouco mais, porém ela continua sendo a montanha nevada mais importante dos andes e a mais procurada durante um trekking que possui montanha nevada no Peru.

Antes de pensar em qualquer trekking, lembre-se que equipamentos de qualidade são essenciais para a boa prática, segurança e conforto. Eu indico a Loja online da Amazon com bons preços e as melhores marcas de tudo o que você imaginar para o mundo de trilha, trekking e aventura.

Para realizar essa trilha é importante que agende com uma agência local de nome e que garanta sua segurança. Minha indicação é a Mit Viajes, suer bem avaliada no TripAdvisor. Você pode entrar em contato direto com eles pelo formulário abaixo:

    Duração e extensão da Trilha Salkantay

    A Trilha Salkantay possui cerca de 68 km de extensão e de pura alucinação em meio a uma natureza exótica das montanhas andinas. A caminhada inicial é em Challacancha, e o ponto final do trekking é no povoado de Aguas Calientes, aos pés de Machu Picchu. Ao todo, esses 68 kms foram divididos em 4 dias de caminhada nas trilhas e mais 1 dia que é a visita ao santuário de Machu Picchu. Em média, a caminhada é de até 8 horas diárias, sempre começando muito cedo, antes mesmo do sol nascer e terminando apenas no fim da tarde.

    Equipamentos para o camping na Trilha Salkantay

    Os equipamentos para o trekking, tais como barracas e isolantes térmicos para os pernoites dos turistas, as barracas de cozinha, os equipamentos para cozinhar e os alimentos necessários para o camping durante a Trilha Salkantay são de responsabilidade das agências de turismo, assim com, também é responsabilidade das agências carregar, montar/desmontar as barracas e cozinhar durante todos os dias do trekking. Sendo a

    Deixo aqui a dica maravilhosa do Rastreador Via Satélite – SPOT – que garante segurança nos lugares mais inóspitos do planeta. Sempre uso nas minhas trilhas e viagens de aventura, pois me assegura com rastreamento em tempo real, compartilha informações de localização com meus parentes e possibilita resgate em caso de perigo ou risco de morte. Se você não conhece, dá uma olhada que vale a pena. Com o cupom LEVENAVIAGEM você consegue 5% de desconto na compra. O modelo que eu uso é o GEN 4.

    A mochila ideal para a Trilha Salkantay

    Apesar de serem 5 dias de trekking para Salkantay, a mochila deve ser básica, pois quanto mais coisas você leva, mais coisas terá que carregar. A mochila ideal para Salkantay deve conter kit higiene, lenços umedecidos, óculos de sol, bloqueador solar, boné, repelente para mosquitos, lanterna, máquina fotográfica, pilhas e bateria extra, carregador portátil de celulares, meias, chinelo, roupa de banho (piscina), toalha pequena, snacks, água, balas e chocolates, bolachas, touca, cachecol, luva, roupas térmicas, casaco para frio intenso, roupas para calor, capa de chuva, saco de dormir, bastões de caminhada e, claro, seu documento.

    Normalmente, esses itens costumam encher e pesar a mochila, por isso é fundamental levar o mínimo de cada coisa e repetir as roupas nos dias do trekking. As agências de turismo costumam fornecer mulas que levam todos os pertences do camping e ainda ajudam os turistas nos 3 primeiros dias de trekking, carregando até 5 kg por pessoa do peso de sua mochila; nos 2 últimos dias, porém, o turista terá que carregar tudo, pois não haverá mais as mulas.

    Trilha Salkantay e as disponibilidades de vagas

    Diferentemente da Trilha Inca, onde as vagas são limitadas diariamente e a reserva deve ser feita com meses de antecedência, a trilha Salkantay não possui limite de vagas diárias e tampouco é necessário reservá-la com antecedência, pois para este trekking as saídas são diárias, sendo possível contratar o tour dias antes. Porém, é recomendável se organizar e contratar o tour pelo menos um mês antes, para que se tenha tempo de comprar os itens necessários para o trekking e se preparar fisicamente.

    O clima e a temperatura na Trilha Salkantay

    Durante os 5 dias pela trilha Salkantay, o clima e a vegetação mudarão bastante e a caminhada será por várias zonas geológicas. No primeiro dia, e por metade do segundo, o caminho é composto de pequenos arbustos, vegetação cerrada, montanhas nevadas e lagoas de degelo, e a temperatura é bem fria, chegando até os -5°C nas noites, e durante o dia até os 15°C. Da metade do segundo dia até o último dia em Machu Picchu, a vegetação e o clima mudam drasticamente; agora, o caminho é composto de árvores grandes e frutíferas, podendo-se comer as frutas diretamente dos pés, as montanhas nevadas dão lugar às montanhas de bosques e as lagoas dão lugar às cachoeiras, e a temperatura pode chegar aos 25°C.

    ORGANIZANDO SUA VIAGEM

    Lembre-se do Seguro Viagem!!!!

    A melhor época para o trekking de Salkantay

    Sem sombra de dúvidas, a melhor época para o trekking Salkantay ou para qualquer outro trekking, como o Tour Laguna Humantay, Tour Rainbow Montain e ainda, para quem deseja visitar Machu Picchu em trem é no inverno, durante os meses de junho até setembro. Essa época é seca e normalmente não há chuvas. Além disso, a partir de maio as chuvas já diminuíram, e até o fim outubro quando as chuvas ainda não começaram, então também são meses em que há a possibilidade de escolha, mas se tratando de tempo climático, o mesmo é totalmente imprevisível e tudo pode acontecer.

    Você sabia que sou embaixadora da The North Face? O Leve na Viagem representa uma das maiores marcas outdoor do mundo! E quem ganha é você! Com o cupom levenaviagem você tem 10% de desconto em qualquer produto pelo site da The North Face e na loja física! E o melhor, ele é cumulativo, ou seja, é válido também para produtos que já estão com desconto. Aproveite e invista em qualidade!

     

    O dia a dia na Trilha Salkantay

    A aventura do primeiro dia se inicia na cidade de Cusco por cerca das 04:30 da manhã, onde o guia busca todos os turistas em seus hotéis e se encontram em uma praça no centro, onde se inicia a peregrinação até Salkantay a bordo de uma van. A primeira parada é no município de Mollepata, onde se faz uma pausa para o café da manhã e, após, mais um trecho em van até o ponto de caminhada em Challacancha. Deste ponto até o acampamento em Soraypampa, a caminhada é de cerca de 11km, fazendo-se uma pausa para o almoço, que já estará pronto, e em seguida, os guias seguem com os turistas em caminhada de subida de cerca de 2 horas até a espetacular Laguna Humantay, onde pode ver o pôr do sol.

    O segundo dia se inicia ainda no escuro e no frio intenso em Soraypampa e, daí, a caminhada pelo dia mais longo e difícil começa, levando cerca de 4 horas de subida na altitude até o passo dos 4.600 m.s.n.m, onde se chega aos pés da majestosa Salkantay. Depois, a caminhada será toda de descida até o acampamento do pernoite em Chaullay, onde o clima é mais agradável e menos frio.

    Na manhã do terceiro dia, é bom se preparar para o calor e mosquitos. A caminhada será mais tranquila e o dia será inesquecível em meio as montanhas e ao final da tarde, a visita às águas termais de Cocalmayo são relaxantes e com uma paisagem de tirar o fôlego em meio as montanhas.

    O quarto dia é um dos dias de maior ansiedade porque já se está chegando mais perto de Machu Picchu. Neste dia, a caminhada é um pouco dura desde Santa Teresa até a Hidroelétrica e até Aguas Calientes, porém se pode optar por fazer um tour de aventura com tirolesa e escalada, o que economiza bons kms de caminhada, pois após o tour de aventura, a empresa leva os turistas até o setor de Hidroelétrica e dali, somente uma caminhada plana até Aguas Calientes, onde se passa a noite em um hotel.

    Por fim, o último e tão esperado dia de conhecer Machu Picchu. O dia começa por volta das quatro da manhã, com a caminhada de subida por escadarias incas que cortam a montanha até as portas do santuário, ou ainda, se pode tomar um ônibus de subida até o santuário, porém este ônibus normalmente não está incluso nos pacotes para a Trilha Salkantay, ou seja, é por conta do cliente. Já em Machu Picchu, o guia percorrerá com o seu grupo os principais locais da surpreendente cidadela dos incas.

    Vale dizer que muito do que eu tenho eu compro pela internet, acho mais prático e rápido. O site que recomendo pelo produtos de qualidade, seriedade e prazo de entrega é a Amazon . Tem tudo o que você precisa para organizar suas viagens de camping, trilhas e travessias.

    Trilha Salkantay e seus caminhos mais curtos

    Isso mesmo, a famosa trilha Salkantay possui uma rota de 1 dia mais curta, ela é feita em 4 dias e 3 noites e também leva os turistas até Machu Picchu. O caminho é quase o mesmo, a diferença é que, na manhã do terceiro dia, os turistas da trilha de 5 dias seguem para Santa Teresa e desfrutam das águas termais de Cocalmayo, e os turistas da trilha de 4 dias seguem direto para Aguas Calientes. Além disso, ainda há uma outra opção para os turistas que desejam conhecer a imponente montanha de Salkantay, mas não querem caminhar ao longo de dias até Machu Picchu. Para isso, o trekking é apenas até o passo dos 4.600 m.s.n.m aos pés da montanha e, dali, caminhada de descida de volta até Soraypampa, onde se toma um transporte de volta para Cusco.

    Não deixe de fazer com empresas indicadas e qualificadas, e não deixe também de ter equipamentos de qualidade e Seguro Viagem para garantir sua segurança e conforto! Lembre do desconto com o cupom LEVENAVIAGEM5!!!


    Luisa Galiza

    Veja os comentários

    • Muito legal seu post sobre a Trilha Salkantay! Eu fiz o Caminho de Santiago (Caminho Frances em Set/2018) e estou me programando para realizar essa trilha...meu novo objetivo de viagem. Gostaria de saber se vc fez... o que mais vc sugere? Uns dias em Cusco? Obrigado! Se quiser conhecer meu Insta @vocenocaminho ))

    • bom dia por qual agencia vc realizou a trilha?contratatou aqui no brazil ou comprou la no peru obrigada

    Posts recentes

    5 motivos para participar expedição Monte Roraima

    Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

    % dias atrás

    Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

    Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

    % dias atrás

    10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

    Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

    % dias atrás

    7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

    Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

    % dias atrás

    7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

    Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

    % dias atrás

    Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

    Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

    % dias atrás