México

Saiba o que conhecer na enorme e linda Cidade do México!


Visitar a Cidade do México é ir para uma grande metrópole de mais de 10 milhões de habitantes (!!) e entrar em contato com a latente cultura Asteca (ou mexicas, como chamam os mexicanos).

A história, de forma bem resumida: a cidade era conhecida como Tenochtitlán, construída em uma ilha no lago Texcoco e que, aos poucos, foi sendo ampliada em formas de ilhotas construídas com a lama do próprio lago. A configuração da cidade, dizem os estudiosos, lembrava muito Veneza  (em proporções menores, claro).

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

O povo Asteca era tão incrível que, no século XVI, Tenochtitlán foi, provavelmente, uma das maiores cidades do mundo. A capital tinha templos sagrados, escolas, mercados de troca, palácios, espaços esportivos e zoológicos.

Logo que os Espanhóis chegaram, o Império foi praticamente destruído e logo iniciaram a reconstrução da cidade (com pedras astecas). A construção da Catedral do México é um marco da materialização da imposição social, cultural e religiosa europeia.

Hoje em dia é uma cidade caótica mas ao mesmo tempo fascinante. Muitos passam pela capital apenas para seguir viagem para o Caribe ou para os EUA. Mas, honestamente? Vale muito conhecer com calma a Cidade do México e fazer uma imersão cultural, experimentar uma mistura de cores, sabores, pimentas, cultura e realidade.

Antes de prosseguir, deixo minhas dicas: nunca viaje sem seguro de saúde/viagem internacional. Sempre faço o meu pela Seguros PromoClique aqui para fazer cotação e use o cupom LEVENAVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto! E precisando de internet ilimitada em sua viagem internacional, recomendo o chip da O Meu Chip, de cobertura 4G ilimitada e excelente. Você pode comprar o seu chip por aquidepois, é só inserir no celular e começar a usar como quiser!

Onde Ficar na Cidade do México

A melhor região para se hospedar na Cidade do México, para mim, é a Zona Rosa. Ela está perto das principais atrações e o mais importante, tem metrô por perto. O trânsito na capital é grande e poder não ser seu aliado nos dias de visita. Por isso, levar o meio de transporte em consideração é crucial para otimizar sua viagem.

O hotel que me hospedei foi o Eurostars e adorei a estadia. Recomendo de olhos fechados e digo que o café da manhã é simplesmente MARAVILHOSO. Muitas opções, frutas variadas, grãos que ajudam na saciedade e são fontes de fibras, enfim, opções saudáveis ganham meu coração. 😉

Outras sugestões de bairros para se hospedar: Condea, entre o Centro Histórico (Zócalo), Polando e Chapultepec. Lembre-se que a Cidade do México é ENORME  e a zona turística é limitada. Fique nesses arredores que estará bem localizado.



Booking.com

O que fazer

Se você tem apenas 1 dia ou algumas horas antes de um voo e outro, corra para o Centro Histórico de metrô, descendo nas estações de Zócalo ou Bellas Artes. Claro que o passeio dependerá do seu tempo, mas já cito as principais atrações para aqueles que irão passar mais de 1 dia na capital.

1º Dia

Nos arredores de Zócalo você encontra:

Catedral Metropolitana

Palácio das Bellas Artes

Lindíssimo! Com obras de Picasso, Kandinsky, Octavio Paz (poeta mexicano que fiquei APAIXONADA) e os belíssimos e enormes murais de Diego Rivera, marido de Frida Kahlo.

El Templo Mayor

Restaurante e Mirante da Torre Latinoamericana

Palácio visto pela Torre

Casa dos AzulejosSanborns. Se puder, almoce por lá. Além de ser revestido com azulejos, a comida local é maravilhosa.

A noite você pode dar uma passada na Plaza Garibalde, também no centro, para conhecer os mariachis, grupos de músicos que fazem serenatas para os turistas. Se preferir comer em locais não tão turísticos, dê uma caminhada pela Zona Rosa, lá você encontra muitas opções e para todos os gostos.

2º Dia

Será o dia do passeio, aí você pode escolher entre: Pirâmides de Teotihuacan (até com passeio de balão); um tour pelos vulcões; passeio às cidades de Puebla, Choluta e Cuernavaca ou ainda um passeio de barco em Xochimilco.

Eu escolhi o passeio para as Pirâmides!

Atrás a Pirâmide da Lua

Geralmente esses passeios são feitos com agência de viagem. Lembro que fechei o meu na recepção do hotel e tudo foi conforme combinado.

Chegando na região, paramos em um local que tinha o famoso Cacto Maguey Pulquero. Pense em uma planta que serve para tudo. Pensou? Pois bem, esse cacto faz isso tudo e um pouco mais. Fiquei CHOCADA!
Antigamente ele era muito utilizado pelo povo Asteca e depois pelo Mexicanos. Hoje em dia, infelizmente, não é tão fácil achá-lo por aí.

Veja do que essa planta é capaz: as flores do cacto são comestíveis; a folha pode ser usada como sabão natural; o suco desse cacto é considerado um revigorante natural e afrodisíaco; com a fermentação dele pode-se fazer bebida alcoólica; as folhas do cacto podem ser usadas para escrever; parte da folha pode ser usada como papel; a planta produz a famosa larva que acompanha algumas tequilas locais; pode ser usada como tecido de roupa e para finalizar: faz linha para costura. OI?!?!

Juro pra você! Mil e uma utilidades!

Enfim, seguimos para as pirâmides do Sol e da Lua, que eram pontos de adoração e oração aos deuses astecas.

Curioso é que os degraus das 2 pirâmides somam 365 (dias) e os 3 níveis delas com os 4 pontos desses níveis equivalem aos 12 meses do ano. Reza a lenda…. Mas é no mínimo curioso.

É de fato um passeio imperdível. Eu gosto de sentir o lugar, pensar em tudo o que já aconteceu ali e sentir a força dos tempos e da humanidade. Viagem minha…rs

Pirâmide do Sol e os turistas ali beeeem pequeneninhos

Aproveite para subir as escadas no pique. Você consegue! rs Já fica como exercício do dia. 😉

Na volta você conhece a Basílica da Virgem Guadalupe, que na verdade são duas: a original, que está interditada por danos sísmicos, você até nota que ela está ligeiramente “torta” e a mais moderna, que foi construída nos anos 60.

Como o passeio dura praticamente o dia todo, quando voltar ao centro, pode caminhar pelo Paseo de la Reforma, que corta os principais bairros da cidade. Você encontra restaurantes, bancos, bosques, esculturas e conhece um pouco mais do povo mexicano.

 

3º Dia

Se você estiver na Zona Rosa, pode conhecer a Biblioteca Nacional e o Mercado de Artesania de la Ciudadela. Ótimo para presentes e artigos do México. Não se assuste com a quantidade de caveiras… para o povo mexicano elas representam a vida celestial, a celebração dos mortos.

Em seguida vá para Coyoacán, onde está o famoso Museu de Frida Kahlo. É uma visita imperdível pois o museu é literalmente na antiga casa da artista. Tudo está no seu devido lugar, você observa cada parte da vida da artista e de seu marido, Diego Rivera.

Prepara-se apenas para a fila. Não tem jeito.

Saindo de lá vá até o Mercado de Coyoacán, ótimo para almoçar. Mas meu amigo, deixa eu te falar uma coisa.

Se você não gosta de pimenta ou não é muito chegado em comida ardida, não invente. Quando o povo mexicano diz que a pimenta é fraca, é aquela que você solta fogo pela boca! Juro. Quase tive um TRECO caindo nessa. Pimenta faz bem, como falo aqui, mas lá o negócio é sério! Só para os fortes.

Outra dica que pode te ajudar em países com comidas mais fortes e diferentes: limão!

Bom, saindo de lá vá para o famoso, enorme e lindo Museo de La Antropologia. Realmente não é a toa que é conhecido como um dos melhores museus do mundo.
Veja aqui!
É riquíssimo!

 

Terminando sua visita, aproveite para conhecer os bairros de Polanco e La Condesa, que são separadas pelo Bosque de Chapultepec. O primeiro é lugar de gente com grana. Restaurantes, hotéis e lojas de luxo. Mas digo que encontrei a Cervejaria El Bairro que foi bem gostosa e nada caro, é só procurar.
La Condesa já é mais charmosa e democrática. Sentei no Café La Selva e foi bem agradável.

Se quiser mais dicas de onde comer na capital, veja esse link!

Ufa. Eu sei, são 3 dias de muita coisa, mas a Cidade do México é tão viva, grande e rica, que você fica animado para conhecer o máximo que pode.

 

Ah! Se você passar um sábado na Cidade do México, visite o El Bazar, uma feirinha de artesanato com lojas e cafés bem bacanas ao redor da praça San Jacinto. Eu amo feiras.. sou suspeita para falar.. 🙂

 

                  

 

 

Saindo da capital fui para Playa del Carmem, caribe mexicano ao lado de Cancún!
E se quiser mais dicas sobre o destino, veja aqui!

 

Se você prefere um roteiro já pronto, com reservas de hotéis, passagens e passeios comprados, venha aqui que seu problema estará resolvido!

 

 

Só não deixe de fazer o seu Seguro Viagem!

 


*Confira mais destinos no México*


*Fique por dentro!*

Curta o Facebook e siga no Instagram! 😉

 

 

 

Luisa Galiza

Posts recentes

5 motivos para participar expedição Monte Roraima

Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

% dias atrás

Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

% dias atrás

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás