Ecoturismo

Cachoeiras em Uberlândia: 7 opções incríveis para você se deliciar!


Se você está planejando uma viagem para as próximas férias, está a fim de relaxar e sair totalmente do usual, vou citar aqui alguns destinos bem off-road, em uma das principais cidades de Minas Gerais: Uberlândia, município do interior de Minas Gerais, região sudeste do país, sendo a segunda maior cidade do estado. É super conhecida pelos seus atrativos turísticos e econômicos. No entanto, vou destacar a seguir os destinos naturais do local, que encantam qualquer pessoa e são uma verdadeira terapia: confira 7 cachoeiras em Uberlândia para você se deleitar e encantar-se.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Cachoeiras em Uberlândia – MG

Vou começar falando de uma que é bem conhecida e que atrai bastante os turistas. Mesmo que você seja uma pessoa que não gosta de experimentar mais do mesmo ou fazer roteiros parecidos com os dos outros, não pode deixar de conhecer o paraíso que é a Cachoeira de Sucupira. Saiba mais sobre ela e as demais cachoeiras da nossa lista a seguir:  

1. Cachoeira de Sucupira – MG

Esse paraíso fica a 17Km do centro de Uberlândia. Dentre suas características gerais estão a belíssima queda d’água de nada mais nada menos que 15 metros de altura, com 30 metros de largura. 

Não é uma cachoeira de difícil acesso. Para chegar lá basta pegar a BR 365 e seguir pelas rodovias 050 e 452. Dentre os programinhas que dá para fazer lá estão: piqueniques, caminhadas, além de se encantar com as paisagens e vegetação e uma prainha linda de cascalhos.

As águas são clarinhas, zero poluição e as margens da cachoeira são rodeadas de bosques da mata natural. Lembrando que devemos ser turistas conscientes e contribuir com a preservação do local sempre! Se você for um amante da natureza, com certeza irá se encantar pela fauna e flora da região e pelas curiosidades do lugar.

Obs: aos finais de semana e feriados você poderá encontrar bares funcionando.

Se você estiver fazendo a viagem de forma independente, pode botar no maps (ou outros apps de GPS) a localização (o nome certinho) que irá chegar numa boa. Além disso, há sinalizações e o bom e velho pedido de informação aos locais, se necessário.

2. Cachoeira do Ribeirão Bom Jardim

Reprodução: site de Bom Jardim

Essa é conhecidíssima pelo seu paredão! E realmente deixa qualquer um bobo e com vontade de ficar contemplado por horas. A paz e a grandiosidade são inexplicáveis. São 70 (setenta) metros de comprimento e 11 (onze) de altura. Para chegar lá devemos pegar a BR – 050. Se você está indo com a família, esse é um dos principais locais para se conhecer. Além disso, se você for um praticante de rapel, também poderá praticar por lá!

Na região também é possível fazer passeios de bike e trekking, por exemplo. Além disso, lugares para tirar boas fotos é o que não falta!

É de fácil acesso. Se for com idosos ou pessoas com pouca mobilidade, basta ter cuidado nos caminhos com pedras e tudo dará certo. Todo mundo pode curtir o local e por lá há coleta de lixo, o que facilita colocar tudo no lugar correto.

Para chegar, basta fazer a rota no google maps ou outro aplicativo de GPS.

3. Cachoeira do Marimbondo

Nome peculiar, ein?! Essa fica a uns 5Km do centro de Uberlândia, de fácil acesso também e ideal para quem gosta de fazer trilhas com destino a paisagens surpreendentes. Até chegar lá são 897 metros de extensão de trekking, a partir da bifurcação da chamada Trilha do Marimbondo. São 20 metros de altura da queda d’ água e o local fica situado no Parque Estadual do Pau Furado. Que também vale a pena conhecer.

O acesso acontece através de estrada de terra, como falei no início, sendo destinos para quem curte o bom e velho off-road.

Dica: vale fazer o trajeto pelo maps e demais aplicativos que contabilizam o número de passos e esforços físicos.

4. Cachoeira dos Namorados

Essa também é bem fácil de chegar e fica próxima a cachoeira de Sucupira (a primeira dessa lista), basta caminhar mais uns 600 (seiscentos) metros, que estará lá! Essa possui 21 (vinte e um) metros de altura e um bom volume de água. 

O local agrada todos os gostos, desde quem ama a vida adventure ou até mesmo quem está fazendo o passeio pela primeira vez. Dá pra ir com amigos, sozinho ou com a família.

 

Cachoeiras na região de Uberlândia

Visitando a região também é possível encontrar diversas cachoeiras pelas proximidades de Uberlândia. Algumas delas são: 

5. Cachoeira de Rio Claro

Essa beleza natural também conhecida como Cachoeira da Fumaça fica na região rural de Arinos, a 60 km de Uberlândia. Para chegar lá basta pegar a Estrada Arinos/Chapada Gaúcha, Km 232. A cachoeira tem mais ou menos 30 metros de queda d’água, uma vazão considerada bem volumosa. Dentre os atrativos estão:

– Espaço para piquenique;

– Trilhas;

– Fotos maravilhosas nos cenários naturais;

– Espaço para acampamentos.

6. Cachoeira das Irmãs

Reprodução: Tripadvisor

Essa fica localizada no município de Araguari, a 35 km de distância de Uberlândia, por trás de uma chácara onde fica um convento de freiras – daí o nome. São aproximadamente 45 metros de altura, possui trilhas e também é possível fazer o percurso de bicicleta.

Assim como as outras, a paisagem é linda, com água limpa e propícia para banhos.

7. Cachoeira do Mirandinha

Fica em Indianópolis, saindo de Uberlândia pela BR – 365. Aconselho fazer o trajeto usando GPS, mas não precisa ter medo de se perder, pois o trajeto é bem sinalizado. Um dos pontos de referência é a Usina Hidrelétrica de Miranda – você pegará essa estrada e chegará lá! Essa cachoeira possui uma queda d ‘água de 25 metros. É super linda e encanta qualquer pessoa, por mais que já tenha explorado outros locais.

 

Gente, espero que esse post ajude você a montar um roteiro ecotrip bem legal e cheio de paz entre as cachoeiras! Se você gostou das dicas, compartilhe com os amigos que precisam conhecer as cachoeiras de Uberlândia! E lembre-se que há sempre uma beleza natural pertinho de onde mora!

Ah, e utilizem sempre os sites parceiros do Leve na Viagem! Seja para hospedagem ou para aluguel de carro, você contribui com a manutenção do blog, sem pagar um centavo a mais! 🙂


 

 

 

 

 

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.

Posts recentes

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás

Como escolher o modelo ideal calça trekking feminina

Descubra a calça de trekking feminina perfeita para a sua próxima aventura. Explorar a natureza,…

% dias atrás