Espanha

Como fazer um bate e volta em Toledo?


Hoje vou contar como foi que fiz o meu bate e volta em Toledo, cidade que foi declarada patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO em 1986 e é conhecida como uma cidade multicultural por conta da convivência harmônica durante séculos entre judeus, cristãos e muçulmanos. Tem um grande e diverso legado artístico com fortalezas, igrejas, sinagogas e mesquitas. É aquela típica cidade que mais parece um museu a céu aberto.

Rodeada por uma muralha que protege a parte histórica existente desde a época romana, é banhada pelo rio Tejo, o mesmo de Lisboa; em seu nome espanhol, o Tajo. Visitar essa cidade medieval a apenas 72km da capital é uma excelente alternativa para aqueles que passam uns dias em Madri. Você pode ir por conta própria ou contratar um tour para otimizar seu tempoe ter mais explicações sobre o que irá visitar.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM
Minha proteína vegana da biO2 e o Rio Tejo

Durante a Idade Média, a cidade foi ponto estratégico de fornecimento de armas. Não é à toa que o Alcazar é hoje o museu do exército.

 

Antes de falar sobre um bate e volta em Toledo, quero falar sobre algo muito importante: seguro viagem! Quem me acompanha sabe que, em viagens internacionais, nunca deixo de fazer uso do seguro, pois imprevistos acontecem e é sempre bom ter um respaldo em qualquer emergência que acontecer, seja em questão de saúde ou de segurança.

Minha seguradora é a Seguros Promo, que oferece um atendimento excelente, com preços igualmente ótimos. Os preços são levantados a partir de um sistema de busca com as melhores seguradoras, consolidando informações que te possibilitam escolher a melhor opção para o perfil da sua viagem e com o melhor preço! E, comprando por esse link, uma comissão vem para o Leve na Viagem, sem que você pague a mais por isso! Usando o cupom LEVENAVIAGEM5, você ganha 5% de desconto em sua compra.

Leia também o post SAIBA TUDO SOBRE SEGURO VIAGEM EUROPA BARATO e informe-se mais sobre!

Bate e volta em Toledo

Meio de Transporte

Você pode ir por meio de aluguel de carro,  ônibus ou trem.
Os ônibus (saídos da Estação da Plaza Elíptica) demoram mais, mas te deixam já na porta da cidade murada.
Os trens saem da estação de Atocha e levam 30 minutos até a estação central da cidade medieval.
É bom lembrar que em Madri existem duas estações de metrô chamadas Atocha: uma de onde partem os trens metropolitanos e a estação de onde partem os trens interurbanos internacionais (Atocha Renfe).
Há vários trens que saem diariamente de Madri para Toledo, a partir das 7 horas da manhã. Geralmente os trens saem da parte inferior da estação, e é necessário passar pelo detector de metais e raio X. Chegando no trem, veja no seu bilhete qual é o seu vagão e seu assento. O ideal é chegar com, no mínimo, 40 minutos de antecedência para você se localizar na estação e chegar até seu trem sem estresse.

Onde Comprar seu bilhete de trem: Vale comprar a passagem pela internet para ganhar tempo. Compre a ida e a volta, pois no final da tarde os trens costumam ficar cheios e você já terá sua passagem garantida. Em último caso, é possível voltar de ônibus para Madri, mas o tempo é mais do que o dobro da sua ida de trem. Precisando de internet ilimitada em viagens internacionais, a O Meu Chip, parceira do Leve na Viagem, oferece uma cobertura 4G durante toda a sua viagem, com muita facilidade: é só colocar o chip no celular e usar! 🙂

 

Bate e volta em Toledo: logo ao chegar

Chegando lá, perceberá que a estação de trem não está na cidade histórica e a primeira coisa que deverá fazer é decidir como chegar até lá. Você pode ir caminhando, acredito que em 25 minutos você chega, mas como o tempo é curto e, dependendo da época, o frio ou calor podem apertar, uma boa alternativa é ir de ônibus.

Assim que você sair da estação, caminhe um pouco para sua direita e verá um ponto de ônibus. Ali, você pode pegar as linhas 61, 62 e 63; qualquer uma te levará à cidade murada. Eu preferi descer logo na entrada da cidade, ao invés da praça principal (Zocodover), pois começaria todo o trajeto para desbravar Toledo desde o início.

 

Para voltar para a estação central de Toledo, a mesma coisa. Pegue os ônibus de mesma numeração na cidade murada e peça para o motorista te avisar quando chegar na estação de trem.

O mais interessante quando chegar em Toledo é estar com o mapa da cidade na mão para se familiarizar com a cidade e ir checando o que mais acha imprescindível conhecer. Como qualquer outra cidade medieval, o que mais tem são ruelas, às vezes bem estreitas, que te levam para a meiuca da cidade sem você nem perceber.

Se perder ali é batata e olha que, modéstia à parte, sou boa com mapas e localização. 🙂

Mas depois de me perder bastante, achei até graça, pois conheci coisas que não estavam no mapa, vivenciei uma experiência mais local e menos turística… A única ressalva é ficar atenta ao horário por conta do seu trem de volta para Madri.

Saiba que conhecer toda a cidade só em um dia é difícil, ainda mais porque você estará, provavelmente, caminhando. Eu peguei o trem das 10h15 e voltei às 18h25. Consegui conhecer bastante coisa, inclusive parar para tomar um vinho e observar o movimento da cidade. Eu, particularmente, não gosto de conhecer os locais correndo, sem tempo para aproveitar um belo visual ou uma comida. Esse tempo foi, para mim, suficiente.

 

 

Bate e volta em Toledo: Você já ouviu falar na Pulseira Turística?

Um ingresso que custa 9 Euros e dá acesso à maior parte das atrações turísticas de Toledo: Pulseira Turística. Ela é vendida em 7 pontos: Colégio Real das Donzelas Nobres, Igreja dos Jesuítas, Monastério San Juan de Los Reyes, Antiga Mesquita Cristo de la Luz, Igreja de San Tomé, Igreja do Salvador e a antiga sinagoga Santa Maria La Blanca. Se você é daquela que gosta de entrar em tudo, levando em consideração que será só um bate e volta em Toledo,  talvez valha a pena adquirir.

  

 

Resolvi não ficar citando o que conhecer no seu bate e volta em Toledo, pois acho que a cidade diz tanto por si mesma, é tão pequena e linda por todos os lados, que vale a pena caminhar sem destino e ir reconhecendo os pontos no mapa. Eu não segui roteiro nenhum, apenas visitei a cidade como uma caminhante aberta ao que ela tinha para me oferecer. E foi lindo. 🙂

 

Luisa Galiza

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás