Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros – Tudo sobre Alto Paraíso de Goiás


Alto Paraíso de Goiás é uma cidade localizada na Chapada dos Veadeiros que reúne natureza, ecoturismo e espiritualidade. Por conta do misticismo que envolve esse lugar, é um centro de encontro de diversas tribos como terapeutas, ecoturistas, produtores e esotéricos de todo o mundo.

Alto Paraíso é conhecida como uma cidade holística por conta de vários fatores. Um deles é a grande quantidade de cristais em seu solo, que é conhecido como uma pedra capaz de canalizar energias. A cidade está situada sobre uma imensa placa de cristal de quartzo! Outro ponto é que concentra diversos grupos espirituais que vivem e convivem em harmonia na cidade, de todos os tipos de religião. Tem igrejas católicas, budistas, centro de meditação, Hare Kryshna, Santo Daime, entre tantos outros. Além disso, Alto Paraíso de Goiás esta situado no Paralelo 14, mesma linha que atravessa Machu Picchu e outras cidades sagradas pelo mundo.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

É perceptível para qualquer turista que a cidade possui uma espécie de realidade à parte dos centros urbanos. Concentra pessoas que buscam uma vida simples, o respeito pela natureza, a conexão com a terra e o consumo inteligente de alimentos. Você encontra facilmente ecovilas, fazendas orgânicas, centros de permacultura. Aos sábados, pequenos produtores vendem delícias na Feira do Produtor Rural. Uma ida imperdível para quem estiver na cidade. Minha dica é parar na barraquinha da Luciana Valentim, que vende cada produto maravilhoso que não sei nem explicar… A beleza dos alimentos feitos por ela é proporcional ao sabor incrível. É tudo feito com ingredientes naturais e do cerrado, que nós nem imaginamos. Comida colorida, viva e absolutamente rica em nutrientes!

Comidas Artesanais feitas a partir do Buriti

Aproveite agora os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Quando ir para Alto Paraíso de Goiás?

Há, na Chapada dos Veadeiros, duas estações marcantes: a seca (de abril e agosto) e a chuva (de dezembro a março). Nesses meses, as estações são firmes e possibilitam passeios e turismos diferentes. Na época da seca, algumas cachoeiras estão com pouca água e bem geladas. O clima é mais frio e praticamente todos os passeios de ecoturismo estão aptos para visitas. Na época da chuva, algumas cachoeiras ficam em estado de alerta pelas trombas d’água. Algumas delas são até fechadas por precaução, tendo em vista que são extremamente comuns nessa região.

O período entre as estações marcantes são os preferidos. É possível apreciar a beleza natural sem se preocupar com chuvas fortes e trombas d’água, o frio não incomoda como no inverno e a cidade não está tão cheia quanto na seca. Vá de acordo com suas possibilidades e interesses. Mas, se tiver que escolher entre ir em julho ou dezembro, sem dúvida no meio do ano é a melhor opção.

Como Chegar em Alto Paraíso

Alugue um carro! É imprescindível para chegar até as cachoeiras e facilitar sua ida e vinda na cidade. Se você estiver indo de Brasília, a cidade está a 220km de distância. Se você for por Goiânia, está a 412km. Alugue um carro aqui que não tem erro. O Leve na Vagem é afiliado do Rentcars, você paga o mesmo preço mas ajuda na manutenção do blog! 😉

Caso precise ir de ônibus, veja aqui as opções.

Avião + Carro
O aeroporto mais próximo é o Internacional de Brasília. Alugue um carro e siga o trajeto para Alto Paraíso pela BR-020 e GO-118.  A partir daí, são 174 km passando por São Gabriel e São João D’Aliança. Quando chegar em Alto Paraíso, basta virar no trevo à esquerda em direção a São Jorge e seguir pela GO-239 por mais 36 km de rodovia asfaltada.

Ônibus
A partir de Brasília, as linhas de ônibus vão até Alto Paraíso. As principais linhas saem da Rodoviária Interestadual, ao lado do Estação Shopping pela companhia Real Expresso . Duas linhas percorrem o trecho todos os dias, às 10h e às 21h com custo médio de R$ 40.

Carona
É uma das maneiras mais comuns de se chegar à São Jorge. Inclusive, foi assim que cheguei lá quando fui pela primeira para a cidade, 17 anos atrás!
Alguns grupos no Facebook organizam e facilitam a comunicação entre quem oferece e quem procura carona, veja:

Central de Caronas – Encontro de Culturas / São Jorge
CONEXAO CHAPADA-BSB – Transporte Solidário

Aproveite agora os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Vá com a Cerrado Tour!

Empresa de translado e guiamento que eu confio e já trabalhei junto! Henrique é o dono da agência, gente finíssima e frequenta a Chapada há 20 anos. Entre em contato com ele pelo número 61 99620 5555 ou por email no formulário abaixo. Comente que chegou nele pelo Leve na Viagem, ele ficará feliz com essa indicação! 🙂

    Onde Ficar

    Para se hospedar, você encontra opções variadas de pousadas e vilas.
    Eu recomendo:

    Pousada Espaço Naves Luna Zen

    Pousada Recanto da Grande Paz

    Pousada Maya

    Pousada Veadeiros

    Mas, se não agradarem ou estiverem fora do orçamento, dá uma olhada aqui que você encontra várias opções! E temos outras dicas nesse post.



    Booking.com

    Cultura Local

    Um dos encontros mais famosos da região é o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Ele acontece em julho na cidadezinha de São Jorge, a 38 km de Alto Paraíso. Em breve teremos um post sobre esse povoado!
    Diversas comunidades indígenas se reúnem para discutir politicas públicas para valorização de seus costumes. Danças, rituais e pinturas corporais são abertas ao público. Bandas e apresentações artísticas também estão nas atividades do Festival, que reúne pessoas das mais diversas cidades.

    Encontro dos Povos

    Há também o Festival Internacional de Cultura Alternativa – FICA, realizado na Ecovila Flor de Ouro, perto do povoado do Moinho em Alto Paraíso.

    A cidade oferece, ainda, o Espaço Gota – Música Essencial, que apresenta cursos e palestras e compõe um cronograma de atividades musicais.

    Espaço Gota

    Além disso, Alto Paraíso já foi um local muito conhecido pelos festivais de música eletrônica. Até hoje realiza alguns festivais como o Festival Alternativo do Kranti.

    Natureza e Ecoturismo em Alto Paraíso

    Aqui é o pote de ouro! O cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando 22% do território nacional, além de ser reconhecido como a savana mais rica do mundo!
    Cachoeiras das mais diversas cores, tamanhos, trilhas e estilos no meio do cerrado.
    Para conhecer essas maravilhas, vá até o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e veja opções com os guias locais, detalhes de cada cachoeira e feche seus passeios feliz!

    Vou começar falando das cachoeiras que estão na estrada chegando em Alto Paraíso (sentido de quem saiu de Brasília), antes de chegar de fato na cidade.

    Ali estão 3 que, honestamente, são as TOPs de Alto:

    Cachoeira do Macaquinho

    Está a 42 km antes de Alto. A estrada de terra é longa, mas vale a pena. Ao longo da trilha, você passa por diversas cachoeiras até chegar à penúltima e última, do Macaquinho, bem próximas umas das outras. É um lugar muito especial e não precisa de guia.

    Cachoeira do Vale do Rio do Macaco

    Está a 44 km antes de Alto – É necessário um carro 4 x 4 para encarar a estrada de lá. É muito frequentada pelos praticantes do canyoning.

    Catarata dos Couros

    Está a 15 km antes de Alto e mais 32 km de terra. Se não conhece, precisa ir com guia, pois o caminho não é sinalizado. O local é surreal! Diversas cachoeiras até você chegar ao último ponto, que dá para um vale incrível.

    Cachoeira dos Couros

    Aproveite agora os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

    Cachoeiras da Cidade de Alto Paraíso:

    Loquinhas

    Ótima para crianças, pois praticamente não há trilha para ir até lá. Conta com infraestrutura e tem água de cor cristalina quando o movimento não é grande.

    Anjos e Arcanjos

    Duas cachoeiras lindísssimas que estão pro sentido do Moinho, uma pequena vila de Alto Paraíso. É preciso pegar cerca de 45 minutos de estrada de terra até chegar na fazenda onde estaciona o carro e paga a entrada. As trilhas não são difíceis, mas requerem um certo condicionamento físico.

    Anjos

    No sentido de São Jorge,  você encontra também uma série de cachoeiras que você pode ver no post: VILA DE SÃO JORGE, O REFÚGIO DA CHAPADA DOS VEADEIROS.

    Continuando a estrada de Alto Paraíso sentido Cavalcante, outra cidade da região da Chapada dos Veadeiros, você encontra diversas cachoeiras. Algumas delas:

    Cachoeira dos Cristais e o Poço Encantado

    A dos Cristais é uma espécie de complexo de cachoeiras, uma atrás da outra, formadas pelo mesmo rio. Para chegar até a última, há uma caminhadinha boa por trilha e pedras, mas o nível é fácil. Conta com infraestrutura.

    O Poço Encantado tem uma trilha super tranquila, o carro para praticamente na cachoeira. Tem infraestrutura boa com banheiros, restaurante e estacionamento.

    Cristais
    Vista do Poço Encantado
    Poço Encantado

    O ponto alto de Alto Paraíso é a mistura de sensações e sentimentos que ela oferece. Além da natureza, é repleta de lugares alternativos, ambientes esotéricos, templos, mirantes e histórias de um povo simples, como a da Dona Flor do Moinho, parteira e raizeira conhecida da região. É uma viagem que aflora diversos sentidos.

    Para um pôr do sol em Alto Paraíso, vá ao Mirante Novo Horizonte, olha que incrível!!

    Aproveite agora os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

    Não deixe de observar o céu, o pôr do sol incrível e as estrelas cadentes que pode ver diante de um céu único. Dizem que a cidade é um local de onde se vê muitos discos voadores (!).

    Cerrado

    Uma das minhas fotos preferidas:

    Sol e Lua

    Passeie também pela vegetação, observe plantas típicas como o chuveirinho e a caliandra do cerrado. Veja as araras e tucanos em seu habitat natural e a natureza que pulsa por ali.

    Chuveirinho

    Sinta a energia que Alto Paraíso oferece e saia de lá renovada, literalmente Leve na Viagem!

    Se precisar de mais informações, veja o site da cidade com diversos detalhes! Pretende fazer um roteiro detalhado e não tem tempo nem habilidade para isso?

    E aí, aproveitou os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM


    Luisa Galiza

    Veja os comentários

    • Muito legal a Chapado dos Veadeiros, quando eu fui lá, tive a honra de prestigiar um dos climas mais puros da região centro oeste. Conheci a trilha dos Canyons mas não cheguei a ir nas cachoeiras. Parabéns pelo Job! Continue assim! Muito Bom.

    • Oi Luiza, Parabéns pelo site! Muito bacana as dicas, informações e lugares para conhecer. Um espaço bem legal simples, direto e de bom gosto. Muito sucesso e viagens para você.

      • Ah que bom Dani!!! Tem muita coisa que não escrevi nesse post, que fala especificamente de Alto Paraíso. tem São Jorge também que ainda vou parar para escrever! Se tiver alguma duvida, me fala!

    • Vou agora dia 19 de janeiro. Minha intencao e pegar o carro as 7 da manha de brasilia e ir ate alto do paraiso, ainda co sigo aproveitar alguma coisa Chegando umas 10 horas da manha na cidade? Eu encontro lugar pra dormir sem fazer reserva? A intencao e dormir apenas pra no dia 21 de manha ir para santa barbara. Me deem dica por favor

      • Oi Elias!! Sim, vc consegue aproveitar ainda em Alto Paraíso. Sugiro as Loquinhas. E provavelmente consegue lugar para se hospedar na hora, mas acho arriscado. Melhor você procurar aqui

    Posts recentes

    5 motivos para participar expedição Monte Roraima

    Descubra a beleza selvagem em uma expedição para o Monte Roraima: aventura, desafio e conexão…

    % dias atrás

    Livro Transição de Carreira – 7 dicas para quem quer mudar

    Sente que é a hora de mudar completamente o seu rumo profissional? O nosso livro…

    % dias atrás

    10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

    Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

    % dias atrás

    7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

    Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

    % dias atrás

    7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

    Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

    % dias atrás

    Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

    Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

    % dias atrás