Dicas de Alimentação

9 dicas de como ter uma alimentação consciente enquanto viaja!


Se alimentar bem em viagens comendo frutas, verduras e/ou alimentos orgânicos nem sempre é fácil. Mas como sabem, um dos objetivos do Leve na Viagem é naturalizar hábitos saudáveis e a práticas de exercícios físicos para que possam ser aproveitados ao longo de qualquer viagem. Nesse post, vou dar 9 dicas simples, mas essenciais, de como podemos manter uma alimentação consciente enquanto estamos viajando e consequentemente, mais natural!

 

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Entenda o que é uma alimentação consciente

Alimentação consciente, em primeiro lugar, não é uma dieta, é algo muito mais abrangente. Na realidade esse conceito vem do chamado Mindfulness, que, em português, pode ser traduzido como atenção plena. Significa basicamente estar atento ao presente, percebendo seu corpo, suas sensações, emoções e ideias ao comer. É basicamente um estilo de vida, onde a pessoa se entrega e trabalha a atenção plena no momento presente, se conectando com o alimento que irá gerar energia em seu organismo.

 

Ela tem sido muito usada na terapia cognitiva em tratamento dos estados de compulsão e ansiedade, por exemplo. A ideia é de fato muito interessante e coloca em jogo uma série de hábitos que temos que não contribuem em nada para nossa qualidade de vida. Se quiser saber mais sobre esse tratamento, vejo essa reportagem do Guardian.

De qualquer forma, essa prática pode ser utilizada no seu dia a dia e principalmente nas suas viagens. Geralmente enquanto estamos viajando, estamos mais tranquilos, mais serenos, mais conectados. Aproveite esses momentos para experimentar outras sensações e consequentemente aumentar sua qualidade de vida e bem-estar.

 

9 Dicas para uma Alimentação Consciente na sua viagem

As 3 primeiras dicas fazem parte dos preceitos da alimentação consciente. As demais, complementam a visão saudável desse tipo de hábito.

 

1 –  Visualize o alimento com calma, observe sua textura, suas cores, seu cheiro. Faça desse momento uma contemplação daquilo que você irá ingerir para lhe gerar energia.

2 – Mastigue devagar. Uma boa mastigação propicia uma melhor digestão e absorção dos nutrientes. Não temos porque comer com pressa em nossas viagens, certo? Pare, respire, aprecie o local, a comida, o cheiro, as pessoas. Faça da sua alimentação um momento de energização e não de obrigação.

3 – Alimente-se tranquilo e com sentimento de gratidão. Expanda sua a consciência e evite o estresse. Leve isso como um lema, independente de estar viajando ou não!

4 – Seja mais natural. A ingestão de alimentos vitalizantes na dieta garante todos os nutrientes necessários para o equilíbrio bioquímico. São eles:

  • Sementes hidratadas ou germinadas (cereais, feijão, girassol, amêndoas, gergelim, castanhas e tantas outras.)
  • Algas (spirulina e clorella)
  • Suco de verduras
  • Alimentos fermentados (kefir, tempeh e outros)
  • Ervas (orégano, salsa, alecrim, pimenta vermelha)

Tenho certeza que comer alimentos como esses não são tão difíceis assim…

5 – Priorize a escolha. A escolha de alimentos combinando cores e sabores preparados de forma simples e sem condimentos artificiais preservam e disponibilizam suas propriedades vitais como: antioxidantes, enzimas, fitormônio, sais.

6 –  Evite alimentos contaminados com resíduos de agrotóxicos, hormônios, antibióticos e qualquer outro tipo de aditivo químico que provocam distúrbios no organismo e o deixa pré disponível para doenças. Por isso, se atentar ao local onde irá comer na sua viagem e mais uma vez, preferir alimentos naturais, sempre serão boas escolhas.

7 –  Evite beber enquanto comer. Líquido durante as refeições dificulta a digestão dos alimentos. Muitos já sabem mas ainda assim mantém esse hábito. Tire o suco, o refrigerante (claaaro) ou a água na hora da refeição. Verá como sua digestão será melhor e aproveitará ao máximo o que está comendo.

8 – Evite alimentos transgênicos que não sabemos ainda quais são as consequências deles no nosso corpo. Podem parecer inofensivos, mas pense que em alguns casos, no fundo, você está sendo uma cobaia dos produtores e do mercado. Invista em saúde!

9 – Não exagere nos produtos industrializados. Alimentos contendo plástico, isopor e alumínio contaminam os alimentos e degradam a natureza. Evitar os excessos desses produtos faz bem para nosso corpo e para natureza!

Se você acha absolutamente impossível essas práticas de alimentação consciente, tente pelo menos uma delas! Verá que não é tão difícil e que pode ser melhor do que imagina.
Se interessando mais pelo assunto, dê uma olhada nesse conteúdo, vale a pena!
Saúde nunca é demais.

😉

 

 


Luisa Galiza

Posts recentes

7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

% dias atrás

Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

% dias atrás

Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

% dias atrás

Vale a pena investir em um eSIM internacional?

Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

% dias atrás

SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

% dias atrás