Dicas de Viagem

Afinal, qual a diferença entre trilha e trekking?


Uma pergunta que muitos não sabem responder: afinal, qual a diferença entre trilha e trekking? Primeiro, há de convir que existem muitas semelhanças entre as duas atividades: são caminhadas ao ar livre, natureza, ecoturismo, bem-estar, atividade física, entre outras. Mas há, sim, diferenças entre trilha (hiking) e trekking e a diferença básica e crucial é: o tempo de percurso.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Eu, que sou amante da natureza, sempre tive experiência com trilhas, desde a adolescência. Só comecei a praticar trekking depois dos 30 e aí me perguntei qual era de fato a diferença entre um e outro. Após algumas pesquisas e práticas, resolvi escrever esse post e acho que vale contar um pouco da etimologia para que você não tenha mais dúvida a respeito do tema.

Qual a diferença entre trilha e trekking?

Trilha ou hiking  é um termo inglês que, traduzido a grosso modo, significa “caminhar por aí”. Ele acompanha a urbanização das cidades e passou a ser muito usado por pessoas que sentiam falta da natureza e iam praticar o hiking para sair um pouco da cidade e andar em locais no meio natural. Era tida como uma atividade para desanuviar, onde havia um distanciamento do urbano por um período curto de tempo e o retorno à cidade após a atividade.

Já o trekking tem origem na África do Sul, quando os colonizadores holandeses caminhavam longos trechos pelo território africano. Eles começaram a chamar essas caminhadas de trekking, uma vez que o verbo trekken significa “migrar”.

Acho que ficou fácil de perceber a diferença, né?

Trilhas são caminhadas ao ar livre que têm uma base onde o ponto de partida e chegada é o mesmo. Mas é também caracterizada por percursos auto guiados, já demarcados pelo homem. O nível da trilha geralmente é mais leve e não há pernoite na natureza, ou seja, é sempre um bate e volta. Alguns exemplos de trilha: Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis, Aurora do Tocantins, Pedra Azul e Tabuleiro.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Trekking é uma caminhada mais longa, que pressupõe pernoite no meio natural, na maioria da vezes, acampamento. Geralmente, o nível é mais avançado, exige mais esforço físico, habilidades, orientação pessoal e superação. São experiências mais intensas e têm contato extremo com a natureza. Alguns trekking lindos que já fiz: Pico Paraná, a travessia Petrópolis x Teresópolis, Monte Roraima e Torres del Paine, na Patagônia.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Sabia que há modalidades de trekking?

Muitos também não sabem que há diversas modalidades de trekking e acho que vale falar um pouquinho sobre elas:

  • Trekking individual, que o próprio nome sugere, é o trekking realizado de forma independente, ou seja, trekkers que realizam o percurso sozinhos.
  • Trekking organizado, mais conhecido como trekking em grupo, onde duas ou mais pessoas realizam a atividade juntas.
  • Trekking assistido, é aquele realizado com o acompanhamento de um guia ou profissional que orienta todo o trajeto.
  • Trekking de competição, mais conhecido como enduro, nada mais é do que atividades realizadas por agências e empresas que organizam o percurso e o tempo para que os participantes completem a atividade.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Seguranças em trilhas e trekkings

  1. Em primeiro lugar, é importante considerar sua experiência. Jamais comece um trekking se nunca teve experiência prévia em trilhas. Vá de forma gradual para que seu corpo e sua mente vão se acostumando com os níveis das atividades.
  2. Prefira realizar trilhas e trekking com guias. É sempre aconselhável estar acompanhada por alguém que conhece o local, o caminho e tem técnicas de primeiros socorros.
  3. Leve consigo água, comida, filtro solar e uma bota adequada. São itens importantes para qualquer atividade na natureza.
  4. Pesquise o local que irá conhecer antes de ir. Veja o clima, os pontos de segurança, os locais base e informações que te ajudem a entender o trajeto que irá fazer. Não se arrisque desnecessariamente.
  5. Outra dica de ouro que eu sempre dou e que me traz uma tranquilidade tremenda é o SPOT.

Rastreador confiável é com a SPOT – use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.

Se você está para iniciar as caminhadas mais intensas e de pernoite, vale ler o post sobre o que levar na sua mochila para um trekking. Cada detalhe nesse quesito é importante para que sua jornada seja a mais agradável e incrível possível! E vale também pensar em investir em botas adequadas e outros equipamentos que são essenciais para segurança e conforto nessas atividades.

No mais, NUNCA deixe de fazer um bom seguro viagem antes de realizar alguma dessas atividades. É importantíssimo ir segurado e garantir assistência em casos de acidentes ou imprevistos. Use o cupom levenaviagem5 e garanta desconto em qualquer seguro pelo site da Seguros Promo.


Luisa Galiza

Veja os comentários

  • obrigado pelas dicas. Fiz meu primeiro Trekking em 07 Set 2020 (feriadão), fizemos em grupo a Travessia da Ferrovia do Trigo (Guapore/Muçim). +- 50km em 3 dias. Experiencia unica. PS: Nao tinha feito trilha ainda.....

  • Amei, trabalho com vendas de acessórios de suporte, lêr publicações sobre o tema agrega valores nas conversas quando converso com leads, é importante demonstrar conhecimentos, valeu Luiza

Posts recentes

10 dicas para quem quer fazer a transição de carreira

Não vê a hora de mudar de mudar de emprego e trabalhar com o seu…

% dias atrás

7 dicas para aproveitar com segurança um acampamento selvagem

Quer acampar de forma selvagem mas não sabe como fazer isso com segurança? Vamos dar…

% dias atrás

7 dicas para escolher a melhor mochila trekking feminina

Descubra como escolher a melhor mochila de trekking feminina com as nossas dicas profissionais Uma…

% dias atrás

Como encontrar o modelo ideal de mochila cargueira 50 litros?

Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 50 litros e com desconto para leitores…

% dias atrás

5 motivos para escolher a sua jaqueta The North Face feminina

Se você ama uma aventura, deve providenciar sua jaqueta The North Face feminina já! Veja…

% dias atrás

Como escolher a melhor calça feminina e impermeável para trekking?

Descubra a calça feminina e impermeável perfeita para o seu próximo trekking Quando se trata…

% dias atrás