Rio de Janeiro

Roteiro de 3 dias no Rio de Janeiro – Várias opções para sua viagem


Viajar para a cidade maravilhosa significa escolher alguns poucos passeios dentre milhares para se fazer. São tantas coisas incríveis para conhecer, visitar, experimentar, que fazer um simples planejamento pode ficar mais complicado do que imaginamos. Eu também passo muito por isso! Olha que metade da minha família é de lá e desde criança frequento o mundo carioca. Mas ainda assim, a cada ida eu fico apreensiva para revisitar os lugares que amo, e ao mesmo tempo conhecer novos que tenho muita vontade. Em uma dessas minhas idas de bate e volta, em apenas um final de semana, consegui incluir passeios sensacionais e considerei umas das minhas ida rapidinhas mais proveitosas. Por isso, compartilho com vocês um roteiro de 3 dias no Rio de Janeiro para você curtir ao máximo sua estadia por lá!

Mas que fique bem claro, eu poderia fazer 5 mil roteiros de 3 dias que ainda assim faltariam centenas de lugares para citar. É uma tarefa difícil, mas tenho certeza que pelo menos uma opção abaixo aqui vale ser encaixado na sua ida!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

⇒ A Nattrip agência especializada no Rio de Janeiro, oferece 5% de desconto para quem utilizar o cupom levenaviagem em qualquer roteiro que eles oferecem, inclusive na trilha da Pedra da Gávea! O número máximo de pessoas por grupo é 6, para que a segurança esateja garantida e você pode agendar direto com eles pelo formulário abaixo:

    ONDE SE HOSPEDAR NO RIO DE JANEIRO: 30 OPÇÕES BAIRRO POR BAIRRO


    Booking.com

    3 dias no Rio de Janeiro

    3 dias no Rio de Janeiro: 1º Dia – Praia da Joatinga + Pedra Bonita

    Dia de conhecer uma praia linda, reservada e descolada na cidade maravilhosa, a Joatinga. Localizada no bairro de Joá, zona oeste do Rio, está entre a Barra da Tijuca e São Conrado. Apesar de estar dentro de um condomínio, seu acesso é livre em qualquer dia da semana.

     Como Chegar

    • De transporte público
      Algumas linhas de ônibus passam na frente do condomínio que dá acesso à praia, como a linha 557 e 332.
    • De carro
      Siga pela estrada do João, sentido Barra e entre no Condomínio Pascoal Segreto. A rua de acesso à praia é a Sargento José da Silva. Se precisar alugar um carro, alugue aqui com os melhores preços!

    Atenção: A praia só é acessível na maré baixa. Caso contrário o mar cobre toda a faixa de areia e é possível apenas apreciar a paisagem e pegar um bronze nas pedras do local. Foi o meu caso, mas ainda assim foi incrível!

    Dicas: Para pegar a praia mais vazia e curtir o ambiente descolado, certamente é melhor ir nos dias de semana. Nos finais de semana fica repleto de jovens e surfistas.
    Como não há infraestrutura, leve seus lanches para garantir seu bem-estar!

    Depois de um praião delicioso, é hora de trilha e mirante na cidade! E o melhor de tudo, pertinho da praia!

    Pedra Bonita

    A Pedra Bonita é super visitada por aqueles que querem uma linda vista do Rio: Pedra da Gávea,  Zona Sul e  Zona Oeste do Rio.
    É procurada também por aqueles que buscam mais adrenalina, pois lá está a base para os voos de parapente e asa delta!

    A trilha para chegar até o topo da Pedra é fácil:

    • Tempo Médio de Trilha: 30 minutos
    • Distância: 1150m
    • Altura: 695m
    • Trajeto: Estacionamento da Pedra Bonita até o Mirante da Pedra Bonita
    • Requisito: A ida é apenas subida, então é necessário o mínimo de preparação física

    Como chegar na Pedra Bonita

    • De carro
      Siga rumo ao São Conrado pela estrada Lagoa-Barra, pegue a saída para o Joá e suba a Estrada das Canoas. Logo na interseção com a Estrada da Pedra Bonita tem uma placa indicando a subida para a rampa, na mão contrária.

    Veja o mapa.

    • De transporte público
      Quem sai de São Conrado, é só pegar o ônibus 448 – Maracaí x São Conrado, em direção ao Alto da Boa Vista, próximo a entrada da Estrada das Canoas. Lá, desça na ladeira de acesso a Pedra Bonita e Voos, que estará bem informada em uma grande placa.

    Para chegar até o começo da trilha você passa por diversas curvas íngremes até chegar no ponto final. A partir daí, se você seguir reto, você irá para o ponto do voo livre. Permanecendo no ponto final da rua, se perceber a direita, haverá uma pequena casinha onde você anota seu nome e telefone e começa a trilha. Pronto, agora é só suar!

    Depois que subir é só curtir o visual incrível e caminhar pelo topo da Pedra.

    Quando fui o dia estava nublado, e achei ótima essa opção para dias sem praia. Além, claro, de sofrer menos com o calor do verão carioca, rs. De qualquer forma a vista é linda e vale a subida! Já fica como exercício do dia e se for ao final da tarde, certamente assistirá à um lindíssimo pôr do sol! Mas lembre-se de que isso significa voltar pela trilha relativamente escura. Vá preparado.

    Obs.: Por ser muito visitada, costumar encher nos finais de semana, e parece que estacionar por ali pode ser uma tarefa difícil. Como a maioria das coisas no Rio, se puder, prefira ir dia de semana.

    3 dias no Rio de Janeiro: 2ª Dia – Museu do Amanhã, Boulevard Olímpico e Aquário

    1º Passeio

    ⇒ Museu do Amanhã

    Está localizado no Boulevard Olímpico, calçadão de 3,5 km leva o público às novidades da região inauguradas nas Olimpíadas de 2016.

    É um espaço inaugurado em dezembro de 2015 com o intuito de abordar temas referentes ao futuro e às grandes mudanças pelas quais a humanidade e a Terra tem passado.
    É um ambiente de reflexão no processo de construção do qual participamos, relacionando o que somos e o que fazemos hoje, às consequências atuais e futuras.

    Está localizado na região portuária, no Porto Maravilha, e foi projetado pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, ao lado da Baía de Guanabara. Fez parte do projeto de revitalização da região e tem levados centenas de turistas e cariocas a frequentarem o novo espaço.

    Eu particularmente adorei o equipamento cultural, tanto esteticamente quanto o que é apresentado para o público.

    Na alta temporada é bastante visitado, assim como nos finais de semana. Para evitar longas filas, aconselho comprar o ingresso com hora marcada aqui.

    Como Chegar

    Uma boa alternativa é ir de metrô até a Cinelândia e atravessar a rua para pegar o VLT, que aliás, está incrível. Lá mesmo você adquire o cartão e recarrega com a passagem. Ele passa pelo Museu do Amanhã, Mural das Etnias e AquaRio.

    Dica: É possível caminhar entre essas três atrações. Mas não aconselho a visitá-las todos no mesmo dia, fica cansativo. De qualquer forma, se escolher entre o Museu ou entre o Aquário, não deixe de passar nos murais lindíssimos do artista Kobra.

    ⇒ Aquário – AquaRio

    Lindo lindo lindo.

    De proporções enormes, tem 4,5 milhões de litros de água e é o maior Aquário Marinho da América do Sul! A meta é chegar a 8 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição. E olha, não deixa a desejar!

    O espaço é moderno e multifuncional de educação, lazer, pesquisa e entretenimento. Oferece visitas diárias das 10 às 18 horas, sendo que última entrada é permitida até às 17h. Aos finais de semana lota e você se esforça para conseguir uma visualização boa de alguns aquários. Se tiver interesse em tocar em alguns animais, essa visitação só está aberta nos dias de semana. Tem praça de alimentação, é acessível à cadeirantes e bem organizado.

    Compre seus ingressos antecipados e veja todos os detalhes que o equipamento oferece no site.

    Ajude o blog a se manter!
    Quer continuar vendo as melhores dicas do Leve na Viagem? Dá uma forcinha pra gente. Se você fizer reservas pelos links do Booking.com disponíveis aqui, uma pequena comissão é destinada ao blog, sem que você pague nada a mais por isso! O Leve na Viagem é gratuito e mantido com carinho, mas precisa da sua contribuição! 🙂

    2º Passeio

    Praia (não resisto) + Morro do Vidigal

    Aí fica a seu critério. Talvez por praticidade e por ser sempre linda, Ipanema é uma boa pedida!

    Saindo de Ipanema que tal assistir ao pôr do sol no Morro do Vidigal?

    Como Chegar

    Caminhe até o final da praia do Leblon (posto 12) ou vá de táxi. Se quiser ir de ônibus, os de número 177, 535 e 552 te levam até a entrada do Vidigal. Chegando na entrada do morro, vocês podem subir até o ponto do pôr do sol de duas maneiras: Kombi ou Moto táxi.

    Eu não tive coragem de ir de táxi. Gente, são tantas ladeiras intermináveis que eu não tive coragem para tanta aventura.
    Fui de Kombi e já foi uma experiência e tanto! Em qualquer uma das opções, peça para te deixar no Mirante do Arvrão. A paisagem é linda e o sol se pondo mais ainda!

    Foto: Nelson Porto – Flickr Creative Commons

    3 dias no Rio de Janeiro: 3º dia – Praia do Secreto + Prainha

    A Praia do Secreto não é mais um segredo, mas graças à consciência de preservação dos que vão até lá, que ela permanece linda e preservada.
    Localizada perto da Prainha e do Mirante do Roncador, só tem acesso por meio de trilhas. Vá na maré baixa para garantir as águas transparentes e a piscina natural que forma enquanto a maré não enche. 😉

    Como chegar na Praia do Secreto

    De transporte público, a melhor alternativa, honestamente, é pegar um ônibus até o Recreio e de lá pegar um UBER ou um Táxi pelo aplicativo 99 que te dá 30% de desconto em todas as corridas.

    De carro, siga sentido Barra, passe Recreio, Praia da Reserva e vá no sentido da Prainha. Estacionando seu carro no Mirante, desça paralelo à estrada, uma pequena trilha própria para pedestres. Logo quando chega na de acesso, há uma placa vermelha escrita Perigo de Morte. É ali mesmo rsrs. Mas fique tranquilo.

    Siga reto na trilha (apesar de ter várias por ali) e quando chegar em uma grande pedra, já com vista para o mar, siga na trilha à sua esquerda. Quando estiver na trilha certa, rapidamente chega até o grande paredão e você avistará a bela praia do secreto. A partir daí, cada um por si para descer o costão que é íngreme e tem cerca de 15 metros. Mas vale a pena!!

    A descida não é algo muito fácil. Mas também não é impossível. Vai de cada um.

    Dicas:

    • Fique atento onde parar o carro para ele não ser rebocado. Mesmo que mais distante, prefira os estacionamentos. Minha sugestão é que pare no Mirante do Roncador;
    • Leve lanches e bastante água. Lá é isolado e não há nada para comprar;
    • Abuse do filtro solar, sombra por ali também é difícil!
    • Leve suas coisas em uma mochila, fica mais fácil para descer o paredão de pedra.
    • Vá de tênis. Se preferir chinelo, fique atento para não escorregar. Descalço é complicado pois as pedras ficam MUITO quentes.
    • Tire muitas fotos, o visual é lindo!

    Prainha

    Cansou da pequena praia do Secreto ou encontrou ela muito cheia? Parta para Prainha, que está a 5 minutos de carro dali. Siga a estrada sentido Grumari, reserve R$ 10,00 para o estacionamento e aproveite essa praia única do Rio!

    Se ainda quiser conhecer mais, sugiro almoçar no Point do Grumari, com uma vista incrível para a Barra de Guaratiba. Apesar do nome, ele está localizado na serra, passando Grumari, em direção à Guaratiba. Mas preparem o bolso, não é barato!

    E deixo aqui uma última dica para quem quiser curtir o Rio de maneira diferente: PASSEIO DE LANCHA NO RIO DE JANEIRO: A CIDADE MARAVILHOSA SOB OUTRA PERSPECTIVA

    Para ver onde se hospedar no Rio, eu sugiro duas plataformas: o Booking.

    E aí, o que achou dos passeios que selecionei para 3 dias no Rio de Janeiro? É uma tarefa muito difícil diante da gama de opções que a cidade oferece. Mas hoje foram essas dicas.

    Se você já tiver feito algum deles e quiser trocar por outro passeio, ah… São várias possibilidades!

    São tantas opções que passaria o dia escrevendo aqui.

    Mas vou adorar saber da sua sugestão!!
    O que faria em um roteiro de 3 dias no Rio de Janeiro?

    Indico também um post sobre onde comer no Rio e outros complementando esse meu:

    Você pode gostar também:


    Luisa Galiza

    Veja os comentários

    • Maravilhosa! Lindos lugares, perfeitos para quem, como eu, quer aproveitar o carnaval com alguns dias fora da muvuca.

    • Ameiiii o post. Já fui pro Rio várias vezes, mas alguns desses passeios ainda não fiz. Estou indo novamente em abril, já mandei pra minha amiga que vai tb pra gente aproveitar algumas dicas.
      Obrigada por compartilhar. beijão

    • Dicas preciosas !
      Estivemos algumas vezes no Rio e não conhecemos esses lugares.
      Super bacana e completinho esse roteiro, em nossa próxima ida iremos conhecer.
      Parabéns pelo Post
      O Rio continua lindoo.. bjsss

    • Ahhh eu amo o RJ, essa estrada da Prainha é linda demaissss! Mt bom sabermos o que fazer em poucos dias na cidade maravilhosa =D Ótimo post!! Bjoo

    • Realmente essa cidade é maravilhosa! Não canso de visitá-la e de descobrir novos points! Ótimas dicas e que blog incrível! :)

    • Adorei o roteiro.
      Fomos da última vez na Praia do Secreto, mas não tive coragem de descer.
      Estou vendo se me animo a tentar de novo.

      Amei essa dica da Joatinga, não conheço. Tem trilha ou é direto?

      E essa trilha da Pedra Bonita é fácil mesmo?

      Beijokas
      Carol & Thiago (@melhorcomvoce)

      • Olá casal! Obrigada pelo comentário.
        A Pedra Bonita tem a trilha bem fácil, a única questão é que é meia hora apenas de subida.
        A Joatinga não precisa de trilha, chegando no ponto final de carro, caminha-se um pouco pela calçada e pedras que já está na areia!
        E da próxima vez, animem de ir na do Secreto, vale a pena tomar um banho lá! Beijo

    • As opções que você citou em seu post são deliciosas... Dá vontade de descer a serra e ir passear na cidade maravilhosa.
      Parabéns pelo post.
      Abraços!

    • O Rio é recheado de atrativos e como você relata é muito difícil visitar todos mesmo. Amei as dicas e vou incluir no meu roteiro para a próxima visita à Cidade Maravilhosa. Parabéns pelo blog!

    Posts recentes

    7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

    Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

    % dias atrás

    Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

    Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

    % dias atrás

    Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

    Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

    % dias atrás

    Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

    Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

    % dias atrás

    Vale a pena investir em um eSIM internacional?

    Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

    % dias atrás

    SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

    Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

    % dias atrás