Rio de Janeiro

10 trilhas no Rio de Janeiro para ninguém botar defeito!


Quem já acompanha o Leve na Viagem há um tempo sabe que aqui nós somos apaixonados por natureza, e, como não poderia deixar de ser, por trilhas. Praticar trilha pode ser uma opção incrível para quem quer começar a se movimentar e ainda conhecer paisagens incríveis e no Rio de Janeiro não faltam opções, afinal, é um lugar repleto de muitas paisagens belas! Por isso separei as 10 melhores trilhas do Rio de Janeiro, sendo 5 delas com cachoeira e 5 para iniciantes. Vamos lá?!

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

As 5 melhores trilhas do Rio de Janeiro com cachoeira

Para quem gosta de observar a paisagem enquanto caminha, há algumas opções no Rio de Janeiro para participar das trilhas e, além disso, se banhar ou apenas tirar fotos perto de cachoeiras estonteantes. Bora conferir?

Rastreador confiável é com a SPOT – use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.

1. Trilha da Cachoeira dos Primatas – Horto

A trilha da Cachoeira dos Primatas fica localizada no Parque Nacional da Tijuca, na Serra Carioca, e é uma das melhores trilhas do Rio de Janeiro. Em sua extensão, é possível caminhar cerca de 1,5 km, o que equivale a, mais ou menos, 30 minutos.

São duas opções para quem deseja se refrescar na Cachoeira dos Primatas:

  • Por meio da Cachoeira da Gruta: nesse caminho, é possível ir até a Cachoeira da Gruta e ver o Mirante do Horto;
  • Por meio da Sara Vilela: sendo a trilha mais fácil, em 25 minutos é possível chegar na cachoeira.

Como chegar na Cachoeira dos Primatas

Ao escolher ir por meio da Cachoeira da Gruta, você deve subir a Estrada Dona Catarina e não ultrapassar a Represa e Cachoeira do Chuveiro.

Já para quem irá pela Sara Vilela, é possível ir pela Rua Jardim Botânico, entrando na Rua Lopes Quintas e subindo em direção à Rua Visconde de Itaúna. Em seguida, deve-se ir até a Rua Raimundo Freitas Matos e virar à esquerda. Pronto, você chegou.

2. Trilha da Cachoeira do Camorim – Parque da Pedra Branca

Antes mesmo de chegar até a trilha para a Cachoeira do Camorim, é possível seguir pelo Circuito das Águas. Essa trilha é pequena, possuindo cerca de 250 metros. Sua subida é um pouco íngreme em certa parte, mas com pouca dificuldade e, caso se empenhe, é possível concluir o trajeto em 20 minutos.

Como chegar na Cachoeira do Camorim

Você pode chegar ao local por meio do bairro Taquara, pela Estrada do Rio Grande. Para quem decide ir a partir da Barra da Tijuca, o melhor caminho deve ser trilhado pela Estrada dos Bandeirantes.

3. Trilha da Cachoeira do Chuveiro – Tijuca

A trilha recebe esse nome devido ao tipo de água que escorre pela cachoeira, lembrando muito as de um chuveiro. Seu trajeto possui 380 metros e pode ser concluído em, aproximadamente, 20 minutos.

Como chegar na Cachoeira do Chuveiro

Indo pelo Jardim Botânico, subindo em direção à rua Pacheco Leão e virando à direita, na Estrada da Dona Castorina, você conseguirá chegar ao Parque Nacional da Tijuca e, com mais 20 minutos de caminhada, terá acesso à Cachoeira do Chuveiro.

4. Trilha da Cachoeira das Almas – Tijuca

Essa trilha também está localizada no Parque Nacional da Tijuca e é uma das poucas que permite que os visitantes se banhem nas águas da Cachoeira das Almas. O trajeto possui 563 metros e pode durar, aproximadamente, 30 minutos.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Como chegar na Cachoeira das Almas

Para chegar à trilha da Cachoeira das Almas é possível sair tanto pela Tijuca quanto pela Barra da Tijuca. A primeira opção deve ser seguida pela Rua da Boa Vista, começando no final da Rua Conde de Bonfim. Para a segunda opção, da Barra, é possível iniciar pela Estrada da Barra da Tijuca, próxima à Praça do Aleijadinho.

5. Trilha da Cachoeira do Amor – Alto da Boa Vista

Sua queda d’água tem aproximadamente 6 metros e o volume de água é perfeito, mesmo no verão escaldante. Sua trilha não é tão extensa e pode ser feita em 10 minutos, principalmente porque não se sabe muito a respeito de onde ela começa.

Como chegar na Cachoeira do Amor

Como a trilha é pouco conhecida e de difícil acesso, existem dois modos de chegar lá: saindo do Colégio Santa Marcelina e indo em direção ao Alto da Boa Vista ou saindo da Paróquia Nossa Senhora da Luz e seguindo para o Alto da Boa Vista.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

ONDE SE HOSPEDAR NO RIO DE JANEIRO: 30 OPÇÕES BAIRRO POR BAIRRO

As 5 melhores trilhas do Rio de Janeiro para iniciantes

Dadas as informações anteriores, agora vamos para as trilhas mais adequadas para quem está iniciando nesse universo. Confira as minhas 5 dicas: 

1. Trilha da Mesa do Imperador e Vista Chinesa – Zona Norte

Com uma duração de cerca de 45 minutos, essa trilha é responsável por ligar os dois monumentos mais famosos do Parque da Tijuca, tendo 1 km de diferença entre um e outro, e pode ser considerada uma das melhores trilhas do Rio de Janeiro.

Como chegar

Esse trecho da trilha pode ser alcançado por meio de outras, continuando pelo trecho Portão da Floresta da Tijuca x Mesa do Imperador, sentido oeste x leste (Barra de Guaratiba x Pão de Açúcar), sendo orientado pelas pegadas amarelas.

2. Trilha do Morro da Urca – Zona Sul

Sendo um dos pontos turísticos mais famosos do país, lá é possível encontrar uma das trilhas mais bonitas de toda a cidade. São cerca de 30 minutos de caminhada até o topo.

Como chegar no Morro da Urca

Pegando um transporte público até a Praia Vermelha, no Morro da Urca, você sairá do Centro até a Praia do Flamengo/Botafogo e, então, após ultrapassar esses dois destinos, chegará à Urca.

3. Trilha da Pedra Bonita – Zona Sul

Sendo um local bastante conhecido pela rampa de voo livre, dezenas de turistas aparecem pelo local diariamente. A trilha possui cerca de 40 minutos de pura caminhada. A vista para praia e para Pedra da Gávea é lindíssima. Leve sua água!

Como chegar na Pedra Bonita

Saindo da Zona Sul, basta seguir por São Conrado. Esse trajeto pode ser realizado atravessando o túnel Zuzu Angel, pela Gávea ou pela orla do Leblon. Além disso, é possível atravessar a avenida Niemeyer. Pela Zona Norte, você pode subir pelo Alto da Boa Vista em direção à estrada da Pedra Bonita.

4. Trilha do Morro Dois Irmãos – Zona Sul

Um dos cartões-postais mais conhecidos do Rio de Janeiro, Chico Buarque já até chegou a fazer uma homenagem para o local, e, apesar de ser indicada para iniciantes, são 60 minutos de caminhada, então, não esqueça os alongamentos.

Como chegar nos Dois Irmãos

Para chegar à Trilha do Morro Dois Irmãos, será necessário passar pelo Morro do Vidigal, sendo possível subir a pé, de van ou de mototáxi.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

5. Trilha do Pico da Tijuca Mirim – Tijuca

Apesar de apresentar um pouco mais de dificuldade que as demais, a trilha do Pico da Tijuca Mirim ainda é indicada para iniciantes. Com 917 metros disponíveis para uma boa caminhada, a trilha segue até o ponto mais alto e com uma leve intensidade, durando entre 45 e 50 minutos para que seja concluída.

Como chegar

Para ir ao início da trilha, será necessário seguir pelo Alto da Boa Vista em direção à Praça Afonso Vizeu. Em seguida, as placas de localização irão indicar para onde deve seguir. 

Agora você não tem mais desculpas para se movimentar e conhecer as maravilhas do Rio, não é? Escolha a sua e boa caminhada!

Outra dica também é entrar em contato com a Nattrip , agência especializada em trilhas no Rio de Janeiro e parceira do Blog. É só enviar mensagem pelo formulário abaixo com solicitação de roteiros. Você ainda consegue 5% de desconto com o cupom levenaviagem, só pedir e pronto!

    Você pode gostar também:


    Luisa Galiza

    Posts recentes

    7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

    Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

    % dias atrás

    Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

    Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

    % dias atrás

    Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

    Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

    % dias atrás

    Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

    Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

    % dias atrás

    Vale a pena investir em um eSIM internacional?

    Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

    % dias atrás

    SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

    Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

    % dias atrás