Rio de Janeiro

Conheça 10 cachoeiras na cidade do Rio de Janeiro!


A Cidade Maravilhosa é bastante procurada durante o ano inteiro e impressiona por suas belíssimas paisagens naturais, afinal, é um dos principais “cartões postais” do Brasil. Isso você já sabe, e, se já conhece o Rio, deve ser também uma apaixonada como eu! 

Um dos principais motivos para esse destaque do Rio de Janeiro é justamente as suas belíssimas praias, mas a cidade não se restringe apenas a tomar um sol na areia enquanto saboreia uma caipirinha. Também existe uma série de cachoeiras na cidade do Rio de Janeiro que podem ser uma excelente pedida para diversificar a sua viagem.

ORGANIZANDO SUA VIAGEM

Separei algumas dicas pra você nesse post, mas não deixe de ver mais dicas como:

  1. ROTEIRO DE 3 DIAS NO RIO DE JANEIRO!
  2. O QUE FAZER NO RIO DE JANEIRO COM CHUVA? CONFIRA AQUI 10 DICAS!
  3. ONDE SE HOSPEDAR NO RIO DE JANEIRO: 30 OPÇÕES BAIRRO POR BAIRRO
  4. PASSEIO DE LANCHA NO RIO DE JANEIRO: A CIDADE MARAVILHOSA SOB OUTRA PERSPECTIVA
  5. ROTEIRO LADO B NO RIO DE JANEIRO: TUDO QUE VOCÊ NÃO IMAGINAVA, AQUI!
  6. PRAIAS SELVAGENS NO RIO DE JANEIRO, O PARAÍSO DA CAPITAL.
  7. 8 DESTINOS NO RIO DE JANEIRO PARA SE SENTIR NA EUROPA

Ah, não deixe de fazer um seguro viagem para que imprevistos não estrague sua viagem! Usando o cupom levenaviagem5 você garante desconto em qualquer um que escolher!

5 cachoeiras na cidade do Rio de Janeiro

Anote essas dicas se a ideia é fugir das praias cheias do verão, ou se gosta de explorar outras naturezas locais. São inúmeras quedas espalhadas pelos parques e reservas naturais. Aqui vão algumas dicas das principais delas, que valem a sua visita:

Cachoeira dos Primatas

Essa cachoeira está localizada dentro da Floresta da Tijuca. Leva esse nome por causa do grande número de micos dentro do parque. Para chegar até lá, é preciso subir a rua Sara Vilela, no Jardim Botânico e iniciar a trilha.

Essa é uma das mais bonitas cachoeiras da cidade e forma um poço com água transparente e rasa. Bem próximo a ela, está também a Gruta dos Primatas, um salão de pedras que é lar de diversos desses animais.

Cachoeira das Almas

Outra cachoeira dentro do Parque Nacional da Tijuca, com cerca de 4 metros e que leva esse nome por, de acordo com a história, ter sido local de rituais feitos pelos escravos.

Cachoeira do Chuveiro

Também dentro do Parque Nacional da Tijuca, acessada pela rua Pacheco Leão, após uma caminhada de cerca de 20 minutos. A cachoeira leva esse nome por ser bastante semelhante a um chuveiro, dentro da fenda de uma rocha.

Cachoeira do Camorim

Essa cachoeira não é natural. Foi construída em 1908 por Henrique de Novaes e está dentro do Parque da Pedra Branca.

Mesmo não sendo natural, é uma das quedas d’águas mais conhecidas na região e vale a visita, tanto para conferir sua beleza impressionante quanto para aproveitar as piscinas que se formam.

O acesso ao açude é feito a partir de uma trilha que dura em torno de uma hora.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Cachoeira da Serra do Mendanha

Essa, na realidade, são três quedas d’água que formam uma piscina natural. Atrai visitantes justamente para aproveitar para nadar e por ser um “escorrega” natural.

Essas quedas se encontram dentro da Área de Proteção Ambiental do Gericinó-Mendanha, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Cachoeiras de fácil acesso no Rio de Janeiro

Eu sei que nem todas as pessoas se animam para “desbravar” as trilhas na floresta e viver uma aventura no caminho da cachoeira. Sei também que existem viajantes em família, com crianças e pessoas com mobilidade reduzida. Porém, se você se enquadra em alguns desses grupos, não é preciso se preocupar.

ONDE SE HOSPEDAR NO RIO DE JANEIRO: 30 OPÇÕES BAIRRO POR BAIRRO

Nem todas as cachoeiras na cidade do Rio de Janeiro são difíceis de chegar. Algumas são de fácil acesso e prometem diversão para todas as faixas etárias. Algumas dicas são:

Cachoeira do Sorimã

Aqueles que optam por fazer a trilha para a Pedra da Gávea, um ponto turístico bastante conhecido na cidade, podem se deparar com a Cachoeira do Sorimã, bem no começo da caminhada.

Essa cachoeira não é tão conhecida, porém é de fácil acesso pela trilha e vale a visita.

Cachoeira do Quebra

À beira da estrada Dona Castorina é possível encontrar a Cachoeira do Quebra. É ideal principalmente para famílias com crianças, devido ao seu fácil acesso e às águas tranquilas.

Cachoeira do Jequitibá

Bem próxima da Cachoeira do Quebra está a do Jequitibá. Ela conta com um exemplar centenário dessa árvore, o qual é frequentemente abraçado por diversas pessoas ao mesmo tempo em forma de respeito pela natureza.

Cascatinha Taunay

Por mais que o nome não ajude, essa é, na realidade, uma das maiores quedas d’água dentro do Parque Nacional da Tijuca, com 35 metros de altura. O seu acesso é bem simples, basta caminhar pela Estrada da Cascatinha.

Em relação ao nome, este foi dado em homenagem ao artista Nicolas Antoine Taunay, que se inspirava na paisagem e inclusive morava bem próximo da cachoeira.

Cascata Gabriela

Dentro do Parque Nacional da Tijuca, essa cascata conta com uma excelente infraestrutura ao redor, com mesas para piquenique, estacionamento e restaurante. Além disso, é rasa e uma ótima opção para as crianças.

Aproveita os 10% off em qualquer produto da The North Face!! CUPOM LEVENAVIAGEM

Cachoeiras perto do Rio de Janeiro

Não é só a cidade do Rio de Janeiro que possui cachoeiras! Toda a região possui algumas quedas que valem a visita, ainda mais para os que querem dar uma “fugida” do movimento na grande cidade.

Para esses, também existem uma série de opções bem próximas:

Arraial do Sana

Com uma viagem de cerca de 3 horas de carro é possível se chegar em Sana, uma vila bastante rústica e distrito de Macaé.

A Vila conta com uma série de cachoeiras isoladas, como a do Escorrega, do Pai e da Mãe e a Sete Quedas, sendo possível chegar até elas com poucos minutos de caminhada.

Brejal

Essa região, vizinha de Barra Mansa, possui duas cachoeiras incríveis: Cachoeira do Bracuí e do Rio Mimoso. O principal atrativo dessas cachoeiras é a vista espetacular da Bacia de Angra dos Reis, que vale muito a pena conferir.

Lumiar

Na região de Nova Friburgo, esse destino é bastante procurado para atividades como rafting, canoagem e passeios de 4×4 e também, obviamente, por suas cachoeiras. As Cachoeiras do Indiana Jones e de São José são algumas das mais conhecidas, em conjunto com a do Encontro dos Rios, que conta com uma excelente piscina natural.

Não deixe de conhecer essas e outras cachoeiras na cidade do Rio de Janeiro e seus arredores para tornar o seu passeio ainda mais incrível! E lembre-se sempre de usar os códigos e links do Leve na Viagem, pois além de garantir descontos, você contribui com a manutenção do blog! Falando neles, se precisar pesquisar bons hotéis no Rio de Janeiro com bom custo benefício, lembre-se que o Booking.com é o parceiro do Leve na Viagem!

Outra dica também é entrar em contato com a Nattrip , agência especializada em trilhas no Rio de Janeiro e parceira do Blog. É só enviar mensagem pelo formulário abaixo com solicitação de roteiros. Você ainda consegue 5% de desconto com o cupom levenaviagem, só pedir e pronto!

    Rastreador confiável é com a SPOT – use o cupom LEVENAVIAGEM e ganhe 5% de desconto em sua compra.

    Você pode gostar também:


    Luisa Galiza

    Posts recentes

    7 dicas essenciais para começar a nadar no mar

    Aprenda como nadar no mar com nossas dicas indispensáveis para uma experiência segura e inesquecível…

    % dias atrás

    Onde comprar o melhor modelo de mochila cargueira 60 litros?

    Descubra como encontrar a mochila cargueira ideal de 60 litros e com desconto para leitores…

    % dias atrás

    Melhor Agência no Atacama – Tudo sobre a Agência Sorbac

    Descubra a melhor agência do Atacama e viva uma viagem única para um dos desertos…

    % dias atrás

    Para que serve SuperCoffee? – 5 dicas para melhorar seu dia

    Descubra para que serve o SuperCoffee Army, uma bebida que vai aumentar a sua disposição…

    % dias atrás

    Vale a pena investir em um eSIM internacional?

    Um eSIM internacional pode ser a solução para as suas próximas aventuras Viajar pelo mundo…

    % dias atrás

    SuperCoffee Army – É bom? Vale a pena? Como comprar?

    Conheça o SuperCoffee Army, o queridinho dos meus treinos, uma bebida que aumenta sua disposição…

    % dias atrás